Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2632Palavras-chave:
Qualidade do gasto público em educação, eficiência do gasto público em educação, OCDE, CEPAL, PisaResumo
Objetivo: este trabalho compara o desempenho do gasto em educação nos grupos de países da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Metodologia: utilizou-se o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) como parâmetro de resultado. a amostra foi composta por países da OCDE e da CEPAL nos anos 2000, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2015. O Método dos Mínimos Quadrados (MQO), tendo a nota do Pisa como variável dependente e o gasto público per capta em educação como variável independente.
Originalidade/Relevância: preenche uma lacuna referente à comparação entre a eficiência destes dois grupos de países.
Principais resultados: os países da OCDE apresentaram relação negativa entre a média do gasto público em educação primária e secundária e o Pisa.
Contribuições teóricas/metodológicas: contribui com a literatura de qualidade do gasto público, uma vez que investiga o resultado do gasto em educação de forma comparativa entre países membros de duas organizações internacionais que tem características distintas.
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