Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa

Autores

Palavras-chave:

Qualidade do gasto público em educação, eficiência do gasto público em educação, OCDE, CEPAL, Pisa

Resumo

Objetivo: este trabalho compara o desempenho do gasto em educação nos grupos de países da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Metodologia:  utilizou-se o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) como parâmetro de resultado. a amostra foi composta por países da OCDE e da CEPAL nos anos 2000, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2015. O Método dos Mínimos Quadrados (MQO), tendo a nota do Pisa como variável dependente e o gasto público per capta em educação como variável independente.

Originalidade/Relevância: preenche uma lacuna referente à comparação entre a eficiência destes dois grupos de países.

Principais resultados: os países da OCDE apresentaram relação negativa entre a média do gasto público em educação primária e secundária e o Pisa.

Contribuições teóricas/metodológicas: contribui com a literatura de qualidade do gasto público, uma vez que investiga o resultado do gasto em educação de forma comparativa entre países membros de duas organizações internacionais que tem características distintas.

Biografia do Autor

Leonardo Dadalto, Fucape Business School

Mestre em Administração

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Dadalto, L., Teixeira, A., & Beiruth, A. X. (2024). Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa. Revista Gestão & Tecnologia, 24(4), 91–113. Recuperado de https://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/2632

Edição

Seção

ARTIGO