Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2632

Keywords:

Qualidade do gasto público em educação, eficiência do gasto público em educação, OCDE, CEPAL, Pisa

Abstract

Objetivo: este trabalho compara o desempenho do gasto em educação nos grupos de países da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Metodologia:  utilizou-se o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) como parâmetro de resultado. a amostra foi composta por países da OCDE e da CEPAL nos anos 2000, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2015. O Método dos Mínimos Quadrados (MQO), tendo a nota do Pisa como variável dependente e o gasto público per capta em educação como variável independente.

Originalidade/Relevância: preenche uma lacuna referente à comparação entre a eficiência destes dois grupos de países.

Principais resultados: os países da OCDE apresentaram relação negativa entre a média do gasto público em educação primária e secundária e o Pisa.

Contribuições teóricas/metodológicas: contribui com a literatura de qualidade do gasto público, uma vez que investiga o resultado do gasto em educação de forma comparativa entre países membros de duas organizações internacionais que tem características distintas.

Author Biographies

Leonardo Dadalto, Fucape Business School

Mestre em Administração

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Published

2024-10-17

How to Cite

Dadalto, L., Teixeira, A., & Beiruth, A. X. (2024). Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa. Journal of Management & Technology, 24(4), 91–113. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2632

Issue

Section

ARTIGO