Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2632

Palabras clave:

Qualidade do gasto público em educação, eficiência do gasto público em educação, OCDE, CEPAL, Pisa

Resumen

Objetivo: este trabalho compara o desempenho do gasto em educação nos grupos de países da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Metodologia:  utilizou-se o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) como parâmetro de resultado. a amostra foi composta por países da OCDE e da CEPAL nos anos 2000, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2015. O Método dos Mínimos Quadrados (MQO), tendo a nota do Pisa como variável dependente e o gasto público per capta em educação como variável independente.

Originalidade/Relevância: preenche uma lacuna referente à comparação entre a eficiência destes dois grupos de países.

Principais resultados: os países da OCDE apresentaram relação negativa entre a média do gasto público em educação primária e secundária e o Pisa.

Contribuições teóricas/metodológicas: contribui com a literatura de qualidade do gasto público, uma vez que investiga o resultado do gasto em educação de forma comparativa entre países membros de duas organizações internacionais que tem características distintas.

Biografía del autor/a

Leonardo Dadalto, Fucape Business School

Mestre em Administração

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Publicado

2024-10-17

Cómo citar

Dadalto, L., Teixeira, A., & Beiruth, A. X. (2024). Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa. Revista Gestão & Tecnologia, 24(4), 91–113. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2632

Número

Sección

ARTIGO