Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa

Autores/as

Palabras clave:

Qualidade do gasto público em educação, eficiência do gasto público em educação, OCDE, CEPAL, Pisa

Resumen

Objetivo: este trabalho compara o desempenho do gasto em educação nos grupos de países da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Metodologia:  utilizou-se o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) como parâmetro de resultado. a amostra foi composta por países da OCDE e da CEPAL nos anos 2000, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2015. O Método dos Mínimos Quadrados (MQO), tendo a nota do Pisa como variável dependente e o gasto público per capta em educação como variável independente.

Originalidade/Relevância: preenche uma lacuna referente à comparação entre a eficiência destes dois grupos de países.

Principais resultados: os países da OCDE apresentaram relação negativa entre a média do gasto público em educação primária e secundária e o Pisa.

Contribuições teóricas/metodológicas: contribui com a literatura de qualidade do gasto público, uma vez que investiga o resultado do gasto em educação de forma comparativa entre países membros de duas organizações internacionais que tem características distintas.

Biografía del autor/a

Leonardo Dadalto, Fucape Business School

Mestre em Administração

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Citas

Afonso, A., & Aubyn, S. M. (2004). Non-parametric approaches to education and health expenditure efficiency in the OECD. [Mimeografado]. Technical University of Lisbon, Lisboa, Portugal.

Afonso, A., Schuknecht, L., & Tanzi, V. (2005). Public sector efficiency: an international comparison. Public Choice, 123(3), 321-347.

Ázara, L. N. D. (2016). Eficiência dos municípios com relação aos gastos públicos na microrregião de Varginha/MG. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2016.

Carvalho, L. M. (2009). Governando a educação pelo espelho do perito: uma análise do PISA como instrumento de regulação. Educação & Sociedade, 30(109), 1009-1036.

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL. (2016). Panorama social de América Latina. Santiago do Chile: Cepal.

da Silva Filho, G. M., Pereira, T. R. L., da Silva Dantas, M. G., & Araújo, A. O. (2016). Análise da eficiência nos gastos públicos com educação fundamental nos colégios militares do exército em 2014. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 4(1), 50-64.

Dal Magro, C. B., & Silva, T. P. (2016). Desempenho dos gastos públicos em educação e a Lei de Responsabilidade Fiscal das capitais brasileiras. Contabilidade, Gestão e Governança, 19(3), 504-528.

Diel, E. H., Diel, F. J., Schulz, S. J., Chiarello, T. C., & da Rosa, F. S. (2014). Desempenho de municípios brasileiros em relação à estratégia de investimento público em educação. Desenvolvimento em Questão, 12(26), 79-107.

Duru-Bellat, M., & Suchaut, B. (2005). Organisation and context, efficiency and equity of educational systems: what PISA tells us. European Educational Research Journal, 4(3), 181-194.

Fernandes, R., & Gremaud, A. P. (2009). Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas. Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 1, 213-238.

Figazzolo, L. (2009). Impact of PISA 2006 on the education policy debate. [Working Paper - Education International]. Organization for Economic Co-operation and Development (OECD).

Grigoli, F., & Mills, Z. (2014). Institutions and public investment: an empirical analysis. Economics of Governance, 15(2), 131-153.

Herrera, S., & Pang, G. (2005). Efficiency of public spending in developing countries: an efficiency frontier approach. [Policy Research Working Paper Series Nº 3645]. The World Bank.

Kaveski, I. D. S., Martins, J. A. S., & Scarpin, J. E. (2015). A eficiência dos gastos públicos com o ensino médio regular nas instituições estaduais brasileiras. Enfoque: Reflexão Contábil, 34(1), 29-43.

Lourenço, R. L., Angotti, M., do Nascimento, J. C. H. B., & Sauerbronn, F. F. (2017). Eficiência do gasto público com ensino fundamental: uma análise dos 250 maiores municípios brasileiros. Contabilidade Vista & Revista, 28(1), 89-116.

Menezes, P. H. B., Martins, H. C., & Oliveira, R. R. (2018). The excellence Baldrige criteria in the effectiveness of higher education institutions management. BBR. Brazilian Business Review, 15(1), 47-67.

Murnane, R. J., & Ganimian, A. (2014). Improving educational outcomes in developing countries: Lessons from rigorous impact evaluations. [NBER Working Paper, Nº 20284] National Bureau of Economic Research, Cambridge, MA.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. (2016). Repensar a educação – rumo a um bem comum mundial? Brasília: UNESCO.

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. (2016). Society at glance 2016: OECD Social Indicators. Paris: OCDE Publishing.

Rocha, F., & Giuberti, A. C. (2007). Composição do gasto público e crescimento econômico: uma avaliação macroeconômica da qualidade dos gastos dos Estados brasileiros. Economia Aplicada, 11(4), 463-485.

Schuster, H. A., & Zonatto, V. (2017). Evidências da eficiência de gastos públicos em educação: análise da alocação dos recursos destinados ao ensino fundamental nos estados brasileiros. Contextus–Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 15(2), 8-33.

Souza Castro, M., & de Sousa, E. P. (2018). Eficiência dos gastos públicos da rede de ensino municipal cearense. Gestão & Regionalidade, 34(100).

Souza, A., & Rutalira, J. J. B. (2016). Eficiência do gasto público em educação de nível: fundamental: Uma análise dos Estados brasileiros. Interface-Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 13(1), 33-5.

Stadler, A., Reis, E. A. D., Arantes, E. C., & Corso, J. M. D. (2017). Study on professors’ perception with respect to higher education institutions’ socially responsible initiatives. BBR. Brazilian Business Review, 14(6), 592-608.

Sutherland, D. et al. (2007). Performance Indicators for public spending efficiency in primary and secondary education. [OECD Economics Department Working Papers, Nº 546]. Economics Department/ OECD, Paris.

Wilbert, M. D., & D’Abreu, E. C. C. F. (2013). Eficiência dos gastos públicos na educação: análise dos municípios do estado de alagoas. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(3), 348-372.

Zoghbi, A. C., Mattos, E. M., Rocha, F. R. R., & Arvate, P. A. (2011). Uma análise da eficiência nos gastos em educação fundamental para os municípios paulistas. Planejamento e Políticas Públicas, (36).

Publicado

2024-10-17

Cómo citar

Dadalto, L., Teixeira, A., & Beiruth, A. X. (2024). Gasto Público em Educação e Desempenho: uma Comparação do Índice Pisa. Revista Gestão & Tecnologia, 24(4), 91–113. Recuperado a partir de https://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/2632

Número

Sección

ARTIGO