Fordlândia: o empreendedorismo inovador da Ford Motor Company na Amazônia Brasileira

Autores

  • Daniela Denize Freitas Fundação Pedro Leopoldo
  • Jorge Tadeu de Ramos Neves Fundação Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.1237

Palavras-chave:

Ford Motor Company, Empreendedorismo, Inovação, Fordlândia, Cidade-empresa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela Ford Motor Company na implementação do empreendimento inovador da cidade-empresa de Fordlândia, em meio a floresta amazônica, no Estado do Pará, bem como conceituar a expressão cidade-empresa, buscando caracterizar o projeto sob a luz do empreendedorismo e da inovação. O artigo foi realizado a partir de levantamento bibliográfico, utilizando como método de pesquisa a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram que diversos foram os desafios enfrentados pela FMC, mas que não descaracterizaram o projeto como empreendedor e inovador de grande vulto, do mesmo modo que foi assertiva a utilização da expressão cidade-empresa para designar Fordlândia. 

Biografia do Autor

Daniela Denize Freitas, Fundação Pedro Leopoldo

Mestranda em Administração pela FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG)

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Freitas, D. D., & Neves, J. T. de R. (2017). Fordlândia: o empreendedorismo inovador da Ford Motor Company na Amazônia Brasileira. Revista Gestão & Tecnologia, 17(3), 244–266. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.1237