Experimento de realidade aumentada para capacitação profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2172

Palabras clave:

Realidade Aumentada, RA, Capacitação Profissional, Treinamento,

Resumen

O presente estudo aborda a utilização de recursos tecnológicos, aplicado em um contexto industrial. A Realidade Aumentada é um sistema que integra objetos virtuais em um ambiente real, promovendo a interação entre eles. Baseado em tal conceito, é apresentado o seguinte problema de pesquisa: “A Realidade Aumentada pode adaptar um sistema produtivo para proporcionar capacitação profissional? ” Visando responder este questionamento, o objetivo deste trabalho é investigar, via experimento, como a realidade aumentada pode ser empregada para adaptar um sistema produtivo, proporcionando capacitação profissional.  Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com uma natureza quantitativa. O delineamento de pesquisa adotado é o experimental, utilizando para a coleta de dados a observação direta e extensiva. Para fundamentar o estudo foi conduzido um experimento para comparar métodos tradicionais de trabalho e treinamento com métodos que utilizam a realidade aumentada. Como resultado, foi constatado que o método proposto pela utilização realidade aumentada proporcionou um número pequeno de falhas e defeitos de montagem, mantendo o ritmo de produção constante e uma baixa variabilidade quando comparado com métodos tradicionais adotados pelas empresas. Conclui-se, afinal, que o método proposto é mais efetivo para a capacitação profissional do que os métodos tradicionais.    

Biografía del autor/a

Pablo Fernando Lopes, Centro Universitário do Planalto de Araxá - Uniaraxá

Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica (2020), possui pós-graduado em Gerenciamento Empresarial e Gestão de Pessoas pelo CESG - Centro de Ensino Superior de São Gotardo (2008) e pós-graduado em Engenharia de Segurança pelo Cruzeiro do Sul (2018), graduação em Engenharia de Produção pela UNIFRAN - 

Fernando Haddad Zaidan

Doutorado em Ciência da Informação na UFMG - linha de pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento, Arquitetura Corporativa e Web Semântica. Mestrado em Administração pela FUMEC - pesquisas na fronteira de Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento e Administração Estratégica. Bacharelado em Ciência da Computação pela FUMEC. Formação Superior específica em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Web - XML pelo UNI-BH, analista de sistemas e programador de computadores pela UFMG.

José Luis Braga

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1976), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é membro certificado do conselho deliberativo - Agros Instituto UFV de Seguridade Social e professor orientador no mestrado do Instituto de Educação Tecnológica . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, apoio à decisão, dinâmica de sistemas, ontologias e processo de desenvolvimento de sistema.

Fabrício Martins Mendonça

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2015), com parte da pesquisa realizada na Universidade do Porto (POR) (2014-2015), Mestre em Informática pela PUC-MG (2009), Especialista em Gestão em Saúde pela PUC-MG (2004), Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG (2002). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFJF e Coordenador do Curso de Ciência da Computação Diurno da UFJF. Realiza ensino e pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação inseridas no contexto da representação, recuperação e uso da informação, com ênfase no desenvolvimento de ontologias, modelagem conceitual e processamento de linguagem natural.

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Publicado

2022-03-27

Cómo citar

Lopes, P. F., Zaidan, F. H., Braga, J. L., & Mendonça, F. M. (2022). Experimento de realidade aumentada para capacitação profissional. Revista Gestão & Tecnologia, 22(1), 216–247. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i1.2172