A Propaganda na Estratégia de Diferenciação Competitiva do Varejo de Eletrodomésticos Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2007.v7i2.198Resumen
A propaganda é reconhecida na literatura da estratégia corporativa como um fenômeno que efetivamente pode proporcionar diferenciação, que em longo prazo poderia sustentar vantagens competitivas. O presente trabalho procura analisar esse fenômeno num setor caracterizado pela compra comparada, e também pelo alto investimento que realiza em propaganda: o varejo de eletrodomésticos brasileiro. Investigou-se a relação entre lembrança de marca e imagem percebida em relação ao tempo de atividade da empresa Ricardo Eletro, que possui presença nacional, em diferentes praças de atuação da rede. O estudo caracteriza-se pelo seu caráter descritivo: foram aplicados questionários a 594 pessoas que constituíram a amostra, selecionada por conveniência, com 277 questionários respondidos. Após a análise de dados através de estatística descritiva, os resultados apontaram para a existência de uma relação entre lembrança espontânea de marca e o tempo de exposição da empresa através da propaganda. Além disso, sugerem que as campanhas publicitárias contribuem para a formação de uma imagem mais uniforme da empresa perante os consumidores, diferenciando-a dos concorrentes.
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