Especificidades e contribuições das redes informacionais para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas no setor de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2004.v4i1.138Resumen
Este artigo tem como área de interesse as redes de relacionamento das pequenas e médias empresas (PMEs), mais especificamente os contatos pessoais e institucionais com os quais os empreendedores conseguem informações (redes informacionais). Tendo como objetivo conhecer quais são os componentes das redes informacionais dos empreendedores e qual a contribuição destas redes ao desenvolvimento das PMEs, foi realizado um estudo com quatorze empresas da indústria do vestuário do estado de Goiás. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de múltiplos casos. Os resultados da pesquisa mostram que os empreendedores contam com uma rede informacional formada por, em média, oito nós. Destes, seis podem ser considerados como nós fortes e dois como nós fracos. Foi possível constatar que as redes proporcionam às PMEs acesso a diferentes tipos de informação, viabilizando, entre outros, aprendizagem, adaptações ao ambiente e inovações.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2004 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.