Especificidades e contribuições das redes informacionais para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas no setor de vestuário

Autores

  • Candido Vieira Borges

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2004.v4i1.138

Resumo

Este artigo tem como área de interesse as redes de relacionamento das pequenas e médias empresas (PMEs), mais especificamente os contatos pessoais e institucionais com os quais os empreendedores conseguem informações (redes informacionais). Tendo como objetivo conhecer quais são os componentes das redes informacionais dos empreendedores e qual a contribuição destas redes ao desenvolvimento das PMEs, foi realizado um estudo com quatorze empresas da indústria do vestuário do estado de Goiás. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de múltiplos casos. Os resultados da pesquisa mostram que os empreendedores contam com uma rede informacional formada por, em média, oito nós. Destes, seis podem ser considerados como nós fortes e dois como nós fracos. Foi possível constatar que as redes proporcionam às PMEs acesso a diferentes tipos de informação, viabilizando, entre outros, aprendizagem, adaptações ao ambiente e inovações.

Downloads

Publicado

2010-09-21

Como Citar

Borges, C. V. (2010). Especificidades e contribuições das redes informacionais para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas no setor de vestuário. Revista Gestão & Tecnologia, 4(1). https://doi.org/10.20397/2177-6652/2004.v4i1.138

Edição

Seção

ARTIGO