Análise das práticas do Lean Construction em um empreendimento residencial
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i2.1097Palabras clave:
Planejamento, Construção Enxuta, Produtividade, Prazo, Custos.Resumen
São inúmeras as razões para se estudar a metodologia Lean, dentre elas é que o conceito não está aliado somente às escalas de produção e setores da economia. Ela visa a satisfação total do cliente, sem que ele tenha que pagar pelas falhas e desperdícios que ocorrem durante os processos envolvidos. O presente artigo possui como objetivo avaliar a implementação da filosofia de planejamento Lean Construction em diferentes etapas de uma obra, identificando, de forma crítica, o desenvolvimento de todos os processos da obra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, resultando assim uma análise entre a metodologia aplicada em uma obra e a filosofia da construção enxuta. Os resultados obtidos sugerem que a implantação desta filosofia, foi proficiente no âmbito de atender às necessidades do empreendedor e do cliente, nas expectativas de controle de custo, cumprimento dos prazos estabelecidos inicialmente e garantia da qualidade final do produto.
Citas
Azevedo, M. J.; Barros, J. P., Neto.; Nunes, F. R. M. (2010) Análise dos aspectos estratégicos da implantação da Lean Construction em duas empresas de construção civil de Fortaleza - CE. Anais do Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, SP, Brasil, 13.
Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. (5ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
Barros, E. S. (2005). Aplicação da lean construction no setor de edificações: um estudo multicaso. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
Borges, A. C. (2010). Prática das pequenas construções. (6º ed.). São Paulo: Blucher.
Camera, E.; Castro, M. D. G., Campos, R. (2015, dezembro) Princípios e Ferramentas da Lean Construction: Uma comparação entre empresas. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Ponta Grossa, PR, Brasil, 5.
Costa, Jr.; Luiz, E. (2008). Gestão em processos produtivos. (1ª ed.). Curitiba: Ibpex.
Dennis, P. (2008). Produção lean simplificada. (2ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
Falconi, V. (2014). TQC controle da qualidade total: no estilo japonês. (9ª ed.). São Paulo: INDG Tecnologia e Serviços LTDA.
Ferreira, F. M. P. F. R. (2003). A Contribuição do modelo lean construction às técnicas de programação CPM na indústria da construção civil. Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, 14, 28-39.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6ª ed.). São Paulo: Atlas.
Hirschfeld, H. (1987) Planejamento com PERT e CPM e análise do desempenho. (9º ed.). São Paulo: Atlas.
Koskela, L. (1992) Application of new production philsophy to construction industry. Stanford: Cife, Technical Report.
Limmer, C. V. (2003). Planejamento, orçamentação e controle de projetos de obras. (1ª ed.). Rio de Janeiro: LTC.
Lorenzon, I. A.; Martins, R. A. (2006, novembro). Discussão sobre a medição de desempenho na Lean Construction. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 13.
Másculo, F.S, Vidal, M. C (orgs.). n/a et. al. (2011). Ergonomia: Trabalho adequado e eficiente. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO
Mattos, A. D. (2010). Planejamento e controle de obras. (1ª ed.). São Paulo: Pini LTDA.
PMI - Project Management Institute. (2008). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos– Guia PMBOK®. (4ª ed.) Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Inst-id.
Romero, F.; Andery, P. (2016) Gestão de megaprojetos: Uma abordagem lean. (1ª ed.). Rio de Janeiro: Brasport.
Sales, A. L. F.; BARROS, J. P., Neto.; Almino, I. (2004, julho). A gestão dos fluxos físicos nos canteiros de obras focando a melhoria nos processos construtivos. Anais da Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído, São Paulo, SP, Brasil 10.
Silva, L. D. S.; Resende, A. A. (2013, outubro). Manutenção Produtiva Total (TPM) como ferramenta para melhoria da eficiência global de equipamento (OEE). Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, BA, Brasil, 33.
Souza, B. C.; Cabette, R. E. S. (2014). Gerenciamento da construção civil: estudo da aplicação da “lean construction” no Brasil. Revista Gestão & Tecnologia, 2(1), 21-26.
Tonin, L. A. P.; Schaefer, C. O. (2013, outubro). Diagnóstico e Aplicação da Lean Constructionem Construtora. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, BA, Brasil, 33.
Valeriano, D. L. (2001). Gerenciamento estratégico e administração por projetos. (1ª ed.). São Paulo: Makron Books.
Wiginescki, B. B. (2009). Aplicação dos princípios da construção enxuta em obras pequenas e de curto prazo: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Construção Civil, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.