Indicadores da produção científica sobre lições aprendidas em gestão de projetos
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.695Palavras-chave:
Gestão de Projetos, Lições Aprendidas, Estudo bibliométricoResumo
Apesar do registro e reuso de lições aprendidas em projetos ser recomendado como boa prática de gestão de projetos vários autores destacam que poucas organizações têm procedimentos efetivos em relação aos mesmos. Para identificar qual o panorama da produção científica sobre geração, processos, métodos e uso de lições aprendidas no âmbito do gerenciamento projetos este estudo analisou publicações sobre o assunto na base de dados SciVerse Scopus no período de 1991 a 2011. Observou-se que apesar do baixo número de resultados e da não identificação de nichos de pesquisadores especialmente dedicados ao assunto existe um aumento gradativo de publicações sobre o tema iniciadas a partir da década de 2000. Dentre os achados, são destacados e apresentados os artigos de maior relevância sobre processos de lições aprendidas em projetos nas organizações e constatou-se que 54% das publicações classificadas como de maior relevância foram publicados no período de 2006 a 2011, o que revelou, entre outros aspectos, a contemporaneidade do tema na área de gestão de projetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.