Indicadores da produção científica sobre lições aprendidas em gestão de projetos

Autores

  • Claudia Hofart Guzzo Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Luc Quoniam Université du Sud Toulon-Var - França Prof. Visitante na Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.695

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Lições Aprendidas, Estudo bibliométrico

Resumo

Apesar do registro e reuso de lições aprendidas em projetos ser recomendado como boa prática de gestão de projetos vários autores destacam que poucas organizações têm procedimentos efetivos em relação aos mesmos. Para identificar qual o panorama da produção científica sobre geração, processos, métodos e uso de lições aprendidas no âmbito do gerenciamento projetos este estudo analisou publicações sobre o assunto na base de dados SciVerse Scopus no período de 1991 a 2011. Observou-se que apesar do baixo número de resultados e da não identificação de nichos de pesquisadores especialmente dedicados ao assunto existe um aumento gradativo de publicações sobre o tema iniciadas a partir da década de 2000. Dentre os achados, são destacados e apresentados os artigos de maior relevância sobre processos de lições aprendidas em projetos nas organizações e constatou-se que 54% das publicações classificadas como de maior relevância foram publicados no período de 2006 a 2011, o que revelou, entre outros aspectos, a contemporaneidade do tema na área de gestão de projetos. 

Biografia do Autor

Claudia Hofart Guzzo, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração pelo Mestrado Profissional em Gestão de Projetos - MPA-GP - UNINOVE.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/FEA USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007). É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos da UNINOVE.

Downloads

Publicado

2015-08-30

Como Citar

Guzzo, C. H., Maccari, E. A., & Quoniam, L. (2015). Indicadores da produção científica sobre lições aprendidas em gestão de projetos. Revista Gestão & Tecnologia, 14(2), 05–24. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.695

Edição

Seção

ARTIGO