Assessing the influence of eco-labelling on consumer purchasing behavior: a review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i2.3156

Palavras-chave:

Consumer Behaviour, Eco-labelling, Environmental Labels, Sustainable Consumption, Systematic Review.

Resumo

A consciência da sustentabilidade ambiental a nível global fez com que os rótulos ecológicos e o marketing verde se tornassem ferramentas essenciais para modificar as escolhas dos consumidores. A revisão investiga como os rótulos ecológicos, juntamente com a confiança do consumidor e os métodos de marketing verde, influenciam as escolhas de compra do consumidor. O processo de pesquisa segue o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para conduzir uma revisão sistemática de maneira estruturada. A investigação demonstrou que os rótulos ecológicos têm um forte poder de direcionar o comportamento de compra dos clientes porque o reconhecimento do rótulo ecológico, combinado com a consciência e o conhecimento ambiental, conduz a intenções de compra mais poderosas. Os consumidores escolhem produtos com rótulo ecológico priorizando preços e benefícios para a saúde, uma vez que permanecem sensíveis a ambos os aspectos ao fazerem compras. Vários dados demográficos das populações, como o género, a idade e o nível de escolaridade, influenciam o funcionamento dos rótulos ecológicos e das estratégias de marketing ambiental. As percepções dos consumidores respondem fortemente à publicidade e à marca verdes, através das quais a responsabilidade social corporativa e a confiança verde funcionam como importantes mediadores que afectam as intenções de compra. Persistem muitos desafios na aplicação dos rótulos ecológicos porque os consumidores continuam a ter dúvidas sobre os mesmos, enquanto os mercados enfrentam restrições e as pessoas necessitam de melhor informação. As conclusões demonstram a necessidade de métodos precisos e padronizados de rotulagem ecológica e de estratégias de educação e identificação baseadas no mercado, que impulsionarão hábitos de compra ecologicamente conscientes. A adopção de produtos com rótulo ecológico depende das soluções para estes factores que permitem às empresas e aos decisores políticos alcançar melhores resultados de sustentabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Vivek Nagar, Research Scholar, Department of Management Studies, Maulana Azad National Institute of Technology, Bhopal (M.P), India.

La concienciación global sobre la sostenibilidad ambiental ha convertido las ecoetiquetas y el marketing verde en herramientas esenciales para modificar las decisiones de compra de los consumidores. Este estudio investiga cómo las ecoetiquetas, junto con la confianza del consumidor y las estrategias de marketing verde, influyen en sus decisiones de compra. El proceso de investigación se basa en el protocolo PRISMA (Ítems de Informe Preferidos para Revisiones Sistemáticas y Metaanálisis) para realizar una revisión sistemática de forma estructurada. Diversas investigaciones han demostrado que las ecoetiquetas tienen un gran poder para orientar el comportamiento de compra del cliente, ya que su reconocimiento, combinado con la conciencia y el conocimiento ambiental, genera intenciones de compra más sólidas. Los consumidores eligen productos con ecoetiquetas priorizando el precio y los beneficios para la salud, ya que son sensibles a ambos aspectos al realizar sus compras. Diversos datos demográficos, como el género, la edad y el nivel educativo, influyen en el funcionamiento de las ecoetiquetas y las estrategias de marketing ambiental. Las percepciones del consumidor responden con fuerza a la publicidad y el branding ecológicos, a través de los cuales la responsabilidad social corporativa y la confianza verde funcionan como importantes mediadores que influyen en las intenciones de compra. Persisten muchos desafíos para implementar las ecoetiquetas, ya que los consumidores aún dudan de ellas, mientras que los mercados enfrentan restricciones y la gente necesita mejor información. Los hallazgos demuestran la necesidad de métodos de ecoetiquetado precisos y estandarizados, así como de estrategias de educación e identificación basadas en el mercado que fomenten hábitos de compra con conciencia ecológica. La adopción de productos ecoetiquetados depende de las soluciones a estos factores, que permiten a las empresas y a los responsables políticos lograr mejores resultados en sostenibilidad ambiental.

Priyanka Verma, Associate Professor, Department of Management Studies, Maulana Azad National Institute of Technology, Bhopal (M.P), India.

A consciência da sustentabilidade ambiental a nível global fez com que os rótulos ecológicos e o marketing verde se tornassem ferramentas essenciais para modificar as escolhas dos consumidores. A revisão investiga como os rótulos ecológicos, juntamente com a confiança do consumidor e os métodos de marketing verde, influenciam as escolhas de compra do consumidor. O processo de pesquisa segue o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para conduzir uma revisão sistemática de maneira estruturada. A investigação demonstrou que os rótulos ecológicos têm um forte poder de direcionar o comportamento de compra dos clientes porque o reconhecimento do rótulo ecológico, combinado com a consciência e o conhecimento ambiental, conduz a intenções de compra mais poderosas. Os consumidores escolhem produtos com rótulo ecológico priorizando preços e benefícios para a saúde, uma vez que permanecem sensíveis a ambos os aspectos ao fazerem compras. Vários dados demográficos das populações, como o género, a idade e o nível de escolaridade, influenciam o funcionamento dos rótulos ecológicos e das estratégias de marketing ambiental. As percepções dos consumidores respondem fortemente à publicidade e à marca verdes, através das quais a responsabilidade social corporativa e a confiança verde funcionam como importantes mediadores que afectam as intenções de compra. Persistem muitos desafios na aplicação dos rótulos ecológicos porque os consumidores continuam a ter dúvidas sobre os mesmos, enquanto os mercados enfrentam restrições e as pessoas necessitam de melhor informação. As conclusões demonstram a necessidade de métodos precisos e padronizados de rotulagem ecológica e de estratégias de educação e identificação baseadas no mercado, que impulsionarão hábitos de compra ecologicamente conscientes. A adopção de produtos com rótulo ecológico depende das soluções para estes factores que permitem às empresas e aos decisores políticos alcançar melhores resultados de sustentabilidade ambiental.

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Nagar, V., & Verma, P. (2025). Assessing the influence of eco-labelling on consumer purchasing behavior: a review. Revista Gestão & Tecnologia, 25(2), 232–257. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i2.3156