Assessing the influence of eco-labelling on consumer purchasing behavior: a review
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i2.3156Palavras-chave:
Consumer Behaviour, Eco-labelling, Environmental Labels, Sustainable Consumption, Systematic Review.Resumo
A consciência da sustentabilidade ambiental a nível global fez com que os rótulos ecológicos e o marketing verde se tornassem ferramentas essenciais para modificar as escolhas dos consumidores. A revisão investiga como os rótulos ecológicos, juntamente com a confiança do consumidor e os métodos de marketing verde, influenciam as escolhas de compra do consumidor. O processo de pesquisa segue o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para conduzir uma revisão sistemática de maneira estruturada. A investigação demonstrou que os rótulos ecológicos têm um forte poder de direcionar o comportamento de compra dos clientes porque o reconhecimento do rótulo ecológico, combinado com a consciência e o conhecimento ambiental, conduz a intenções de compra mais poderosas. Os consumidores escolhem produtos com rótulo ecológico priorizando preços e benefícios para a saúde, uma vez que permanecem sensíveis a ambos os aspectos ao fazerem compras. Vários dados demográficos das populações, como o género, a idade e o nível de escolaridade, influenciam o funcionamento dos rótulos ecológicos e das estratégias de marketing ambiental. As percepções dos consumidores respondem fortemente à publicidade e à marca verdes, através das quais a responsabilidade social corporativa e a confiança verde funcionam como importantes mediadores que afectam as intenções de compra. Persistem muitos desafios na aplicação dos rótulos ecológicos porque os consumidores continuam a ter dúvidas sobre os mesmos, enquanto os mercados enfrentam restrições e as pessoas necessitam de melhor informação. As conclusões demonstram a necessidade de métodos precisos e padronizados de rotulagem ecológica e de estratégias de educação e identificação baseadas no mercado, que impulsionarão hábitos de compra ecologicamente conscientes. A adopção de produtos com rótulo ecológico depende das soluções para estes factores que permitem às empresas e aos decisores políticos alcançar melhores resultados de sustentabilidade ambiental.
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