Impacto do ChatGPT na perspicácia quantitativa de estudantes de pós-graduação em administração de empresas na Índia Central

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i2.3153

Palavras-chave:

ChatGPT, Artificial Intelligence, Quantitative skills, higher education, dependence, integrity

Resumo

A incorporação de avanços da Inteligência Artificial (IA) na estrutura educacional alterou significativamente as metodologias e a dinâmica das experiências de aprendizagem. O ChatGPT, uma plataforma de IA centrada no processamento de linguagem, fornece respostas rápidas e materiais para alunos que abordam desafios acadêmicos qualitativos e quantitativos. Este estudo explora uma investigação significativa: "Qual é o efeito do aumento do ChatGPT nas habilidades quantitativas de processamento de números e análise de dados de alunos do Diploma de Pós-Graduação em Estudos de Administração em uma escola de negócios membro da aliança AACSB na Índia central?" Ele explora cursos essenciais que exigem habilidades de processamento de números e perspicácia na interpretação de dados numéricos e analisa como a ferramenta de IA altera a abordagem dos alunos. Um questionário on-line autodesenhado com itens em uma escala Likert de 5 pontos foi utilizado para coletar dados de 264 alunos que buscam o PGDM. A investigação analisou as percepções dos alunos em cinco dimensões: facilidade de uso e eficiência, aplicação com confiança, desafios relacionados à matemática e dificuldades com assuntos quantitativos, preocupações com dependência e integridade, confiabilidade e facilidade de acesso. As descobertas indicam que o ChatGPT melhora significativamente a eficiência, a confiança e a capacidade dos alunos de lidar com problemas numéricos complexos. Ele também é usado para preparação de tarefas, resolução de problemas matemáticos e verificação dos resultados gerados por questões quantitativas. O aprimoramento na compreensão e eficiência das tarefas é evidenciado por uma alta pontuação Alpha de Cronbach de 0,852, afirmando a confiabilidade dos construtos da pesquisa, conforme detalhado na análise do teste T. Este estudo também identificou problemas relacionados à dependência excessiva, com os alunos expressando suas apreensões em relação ao declínio no desempenho acadêmico atribuído à dependência da ferramenta ChatGPT. Diferenças significativas foram observadas nas visões sobre prontidão para aprendizagem independente e preparação para avaliações, levantando questões sobre a confiança do aluno na utilização de ferramentas de IA. As recomendações defendem a integração de diretrizes de uso de IA, treinamento em tecnologia ética e proficiência em alfabetização em IA dentro do currículo de educação em gestão.

Biografia do Autor

Nupur Gupta, Jaipuria Institute of Management, Indore Campus, India

Jaipuria Institute of Management, Indore Campus, India

Amit Shrivastava, Jaipuria Institute of Management, Indore Campus, India

Jaipuria Institute of Management, Indore Campus, India

Gaurav Mathur, Jaipuria Institute of Management, Indore Campus, India

Jaipuria Institute of Management, Indore Campus, India

J.K. Sachdeva, SNDT University, Mumbai, India

SNDT University, Mumbai, India

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Gupta, N., Shrivastava, A., Mathur, G., & Sachdeva, J. (2025). Impacto do ChatGPT na perspicácia quantitativa de estudantes de pós-graduação em administração de empresas na Índia Central. Revista Gestão & Tecnologia, 25(2), 179–206. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i2.3153