Impacto do ChatGPT na perspicácia quantitativa de estudantes de pós-graduação em administração de empresas na Índia Central
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i2.3153Palavras-chave:
ChatGPT, Artificial Intelligence, Quantitative skills, higher education, dependence, integrityResumo
A incorporação de avanços da Inteligência Artificial (IA) na estrutura educacional alterou significativamente as metodologias e a dinâmica das experiências de aprendizagem. O ChatGPT, uma plataforma de IA centrada no processamento de linguagem, fornece respostas rápidas e materiais para alunos que abordam desafios acadêmicos qualitativos e quantitativos. Este estudo explora uma investigação significativa: "Qual é o efeito do aumento do ChatGPT nas habilidades quantitativas de processamento de números e análise de dados de alunos do Diploma de Pós-Graduação em Estudos de Administração em uma escola de negócios membro da aliança AACSB na Índia central?" Ele explora cursos essenciais que exigem habilidades de processamento de números e perspicácia na interpretação de dados numéricos e analisa como a ferramenta de IA altera a abordagem dos alunos. Um questionário on-line autodesenhado com itens em uma escala Likert de 5 pontos foi utilizado para coletar dados de 264 alunos que buscam o PGDM. A investigação analisou as percepções dos alunos em cinco dimensões: facilidade de uso e eficiência, aplicação com confiança, desafios relacionados à matemática e dificuldades com assuntos quantitativos, preocupações com dependência e integridade, confiabilidade e facilidade de acesso. As descobertas indicam que o ChatGPT melhora significativamente a eficiência, a confiança e a capacidade dos alunos de lidar com problemas numéricos complexos. Ele também é usado para preparação de tarefas, resolução de problemas matemáticos e verificação dos resultados gerados por questões quantitativas. O aprimoramento na compreensão e eficiência das tarefas é evidenciado por uma alta pontuação Alpha de Cronbach de 0,852, afirmando a confiabilidade dos construtos da pesquisa, conforme detalhado na análise do teste T. Este estudo também identificou problemas relacionados à dependência excessiva, com os alunos expressando suas apreensões em relação ao declínio no desempenho acadêmico atribuído à dependência da ferramenta ChatGPT. Diferenças significativas foram observadas nas visões sobre prontidão para aprendizagem independente e preparação para avaliações, levantando questões sobre a confiança do aluno na utilização de ferramentas de IA. As recomendações defendem a integração de diretrizes de uso de IA, treinamento em tecnologia ética e proficiência em alfabetização em IA dentro do currículo de educação em gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão & Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.