Estratégia de Investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação e a Evolução da Indústria Bancária Brasileira: Análise Geral e dos Maiores Bancos Privados

Autores

  • Oscar Bombonatti Filho Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marco Antonio Pinheiro da Silveira Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Edmilson Alves de Moraes Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.461

Palavras-chave:

Estratégia. Tecnologia da Informação e Comunicação. Indústria bancária. Indústria bancária brasileira.

Resumo

A indústria bancária brasileira investe de forma contínua em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e cinco bancos detêm mais de 60% dos ativos, lucros e agências. A partir deste cenário, o objetivo desse trabalho foi identificar a evolução dos principais números do setor como um todo no período de 2000 a 2011 e em particular, os números específicos dos dois maiores bancos privados do Brasil - Bradesco e Itaú, e a possível relação com investimentos em TIC realizados nesse mesmo período. Por meio de pesquisa documental e revisão da literatura, são apontados indicadores que levam a concluir sobre a continuidade crescente do setor, sobre o fortalecimento dos bancos Bradesco e Itaú assim como a relação com investimentos contínuos em TIC.

Biografia do Autor

Oscar Bombonatti Filho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela USP, Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (M/D) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela FGV-SP Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (M/D) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Edmilson Alves de Moraes, Centro Universitário da FEI

Doutor em Administração pela FGV-SP, Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (M/D) do Centro Universitário da FEI

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Publicado

2013-04-29

Como Citar

Bombonatti Filho, O., Gaspar, M. A., Silveira, M. A. P. da, & Moraes, E. A. de. (2013). Estratégia de Investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação e a Evolução da Indústria Bancária Brasileira: Análise Geral e dos Maiores Bancos Privados. Revista Gestão & Tecnologia, 13(1), 151–176. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.461

Edição

Seção

ARTIGO