Proposta de um modelo conceitual da relação entre transformação digital e inovação em serviços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2521

Palavras-chave:

Transformação Digital, Inovação em Serviços, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar e organizar de maneira teórica a relação entre os temas transformação digital e inovação em serviços trazendo uma atualização das publicações acadêmicas que endereçam esta relação.

Metodologia/abordagem: Ensaio Teórico efetuado após Revisão Sistemática de Literatura (nas bases Scopus e Web of Science)

Originalidade/Relevância: Ainda que existam diferentes estudos acadêmicos sobre cada um dos temas separadamente, existe uma carência e oportunidade de se aprofundar no estudo da relação entre ambos.

Principais resultados: Emergiram 10 (dez) diferentes categorias que relacionam os temas transformação digital e inovação em serviços. Os principais conceitos dos artigos foram organizados em cada uma destas 10 categorias.  Posteriormente, estas 10 categorias foram divididas em três grandes dimensões: fatores que influenciam a transformação digital, fatores que influenciam a relação entre transformação digital e inovação em serviços e resultados da inovação.

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do artigo é a proposição de um modelo teórico e esquemático organizando estas dimensões, categorias e os principais conceitos.

Contribuições sociais / para a gestão: Este estudo pode ajudar na melhor compreensão da relação entre ambos os temas tanto para fins acadêmicos quanto profissionais.

 

Biografia do Autor

Claudio Jardim Vargas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado strictu sensu em Administração de Empresas pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie (2018) e MBA pela Universidade de Columbia em 2003 (NY - USA). Atualmente é doutorando em Administração de Empresas Universidade
Presbiteriana Mackenzie (2021-2024) e atua como diretor comercial - Universal Music Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento,
Estratégia, Inteligência Competitiva e de negócios e Inovação.

Gilberto Perez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP/FEA - 2022): Departamento de Administração - Área de Métodos Quantitativos e Informática - Subárea Informática. Professor Visitante Senior (2021), na Faculty of Economics and Sociology (Cité scientifique, Villeneuve d?Ascq) - Universidade de Lille-França - bolsa patrocinada pela Capes/Print. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2012/2013), com a Pesquisa: As Disfunções da Memória Organizacional e suas Implicações no Uso de Sistemas de Informação. Doutor (2007) e Mestre (2003) em Administração pela Universidade de São Paulo, com a tese: Adoção de inovações tecnológicas: Um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (1982/1983). Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-Graduação em Capacitação Gerencial pela FEA/FIA - USP (1999). MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA/FIA - USP (2001). Professor Adjunto I na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), atuando na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA), ministrando as disciplinas: Inteligência Estratégica Competitiva e Fundamentos de Investigação Científica; na Graduação em Administração e Ciências Contábeis - disciplinas: Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação, Sistemas de Informação Gerencial, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Professor da Faculdade Impacta Tecnologia - FIT em disciplinas de Sistemas e Tecnologia de Informação e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi Professor da Universidade Anhembi Morumbi, na Graduação em Administração, nas disciplinas: Administração Estratégica, Tecnologia de Informação e Comunicação e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Tem experiência em Inovação/Inovação Tecnológica, Sistemas e Tecnologia da Informação; atuando principalmente nas seguintes áreas: Gerência de Tecnologia da Informação, Serviços, Terceirização, Gestão de Inovação. 

Jeronimo Henrique Portes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP/FEA - 2022): Departamento de Administração - Área de Métodos Quantitativos e Informática - Subárea Informática. Professor Visitante Senior (2021), na Faculty of Economics and Sociology (Cité scientifique, Villeneuve d?Ascq) - Universidade de Lille-França - bolsa patrocinada pela Capes/Print. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2012/2013), com a Pesquisa: As Disfunções da Memória Organizacional e suas Implicações no Uso de Sistemas de Informação. Doutor (2007) e Mestre (2003) em Administração pela Universidade de São Paulo, com a tese: Adoção de inovações tecnológicas: Um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (1982/1983). Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-Graduação em Capacitação Gerencial pela FEA/FIA - USP (1999). MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA/FIA - USP (2001). Professor Adjunto I na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), atuando na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA), ministrando as disciplinas: Inteligência Estratégica Competitiva e Fundamentos de Investigação Científica; na Graduação em Administração e Ciências Contábeis - disciplinas: Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação, Sistemas de Informação Gerencial, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Professor da Faculdade Impacta Tecnologia - FIT em disciplinas de Sistemas e Tecnologia de Informação e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi Professor da Universidade Anhembi Morumbi, na Graduação em Administração, nas disciplinas: Administração Estratégica, Tecnologia de Informação e Comunicação e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Tem experiência em Inovação/Inovação Tecnológica, Sistemas e Tecnologia da Informação; atuando principalmente nas seguintes áreas: Gerência de Tecnologia da Informação, Serviços, Terceirização, Gestão de Inovação.

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

Jardim Vargas, C., Perez, G., & Portes, J. H. (2023). Proposta de um modelo conceitual da relação entre transformação digital e inovação em serviços. Revista Gestão & Tecnologia, 23(2), 160–186. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2521

Edição

Seção

ARTIGO