Proposta de um modelo conceitual da relação entre transformação digital e inovação em serviços

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2521

Palabras clave:

Transformação Digital, Inovação em Serviços, Revisão Sistemática de Literatura

Resumen

Objetivo do estudo: Analisar e organizar de maneira teórica a relação entre os temas transformação digital e inovação em serviços trazendo uma atualização das publicações acadêmicas que endereçam esta relação.

Metodologia/abordagem: Ensaio Teórico efetuado após Revisão Sistemática de Literatura (nas bases Scopus e Web of Science)

Originalidade/Relevância: Ainda que existam diferentes estudos acadêmicos sobre cada um dos temas separadamente, existe uma carência e oportunidade de se aprofundar no estudo da relação entre ambos.

Principais resultados: Emergiram 10 (dez) diferentes categorias que relacionam os temas transformação digital e inovação em serviços. Os principais conceitos dos artigos foram organizados em cada uma destas 10 categorias.  Posteriormente, estas 10 categorias foram divididas em três grandes dimensões: fatores que influenciam a transformação digital, fatores que influenciam a relação entre transformação digital e inovação em serviços e resultados da inovação.

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do artigo é a proposição de um modelo teórico e esquemático organizando estas dimensões, categorias e os principais conceitos.

Contribuições sociais / para a gestão: Este estudo pode ajudar na melhor compreensão da relação entre ambos os temas tanto para fins acadêmicos quanto profissionais.

 

Biografía del autor/a

Claudio Jardim Vargas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado strictu sensu em Administração de Empresas pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie (2018) e MBA pela Universidade de Columbia em 2003 (NY - USA). Atualmente é doutorando em Administração de Empresas Universidade
Presbiteriana Mackenzie (2021-2024) e atua como diretor comercial - Universal Music Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento,
Estratégia, Inteligência Competitiva e de negócios e Inovação.

Gilberto Perez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP/FEA - 2022): Departamento de Administração - Área de Métodos Quantitativos e Informática - Subárea Informática. Professor Visitante Senior (2021), na Faculty of Economics and Sociology (Cité scientifique, Villeneuve d?Ascq) - Universidade de Lille-França - bolsa patrocinada pela Capes/Print. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2012/2013), com a Pesquisa: As Disfunções da Memória Organizacional e suas Implicações no Uso de Sistemas de Informação. Doutor (2007) e Mestre (2003) em Administração pela Universidade de São Paulo, com a tese: Adoção de inovações tecnológicas: Um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (1982/1983). Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-Graduação em Capacitação Gerencial pela FEA/FIA - USP (1999). MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA/FIA - USP (2001). Professor Adjunto I na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), atuando na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA), ministrando as disciplinas: Inteligência Estratégica Competitiva e Fundamentos de Investigação Científica; na Graduação em Administração e Ciências Contábeis - disciplinas: Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação, Sistemas de Informação Gerencial, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Professor da Faculdade Impacta Tecnologia - FIT em disciplinas de Sistemas e Tecnologia de Informação e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi Professor da Universidade Anhembi Morumbi, na Graduação em Administração, nas disciplinas: Administração Estratégica, Tecnologia de Informação e Comunicação e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Tem experiência em Inovação/Inovação Tecnológica, Sistemas e Tecnologia da Informação; atuando principalmente nas seguintes áreas: Gerência de Tecnologia da Informação, Serviços, Terceirização, Gestão de Inovação. 

Jeronimo Henrique Portes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP/FEA - 2022): Departamento de Administração - Área de Métodos Quantitativos e Informática - Subárea Informática. Professor Visitante Senior (2021), na Faculty of Economics and Sociology (Cité scientifique, Villeneuve d?Ascq) - Universidade de Lille-França - bolsa patrocinada pela Capes/Print. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2012/2013), com a Pesquisa: As Disfunções da Memória Organizacional e suas Implicações no Uso de Sistemas de Informação. Doutor (2007) e Mestre (2003) em Administração pela Universidade de São Paulo, com a tese: Adoção de inovações tecnológicas: Um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (1982/1983). Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-Graduação em Capacitação Gerencial pela FEA/FIA - USP (1999). MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FEA/FIA - USP (2001). Professor Adjunto I na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), atuando na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA), ministrando as disciplinas: Inteligência Estratégica Competitiva e Fundamentos de Investigação Científica; na Graduação em Administração e Ciências Contábeis - disciplinas: Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação, Sistemas de Informação Gerencial, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Professor da Faculdade Impacta Tecnologia - FIT em disciplinas de Sistemas e Tecnologia de Informação e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi Professor da Universidade Anhembi Morumbi, na Graduação em Administração, nas disciplinas: Administração Estratégica, Tecnologia de Informação e Comunicação e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Tem experiência em Inovação/Inovação Tecnológica, Sistemas e Tecnologia da Informação; atuando principalmente nas seguintes áreas: Gerência de Tecnologia da Informação, Serviços, Terceirização, Gestão de Inovação.

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Publicado

2023-08-20

Cómo citar

Jardim Vargas, C., Perez, G., & Portes, J. H. (2023). Proposta de um modelo conceitual da relação entre transformação digital e inovação em serviços. Revista Gestão & Tecnologia, 23(2), 160–186. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2521

Número

Sección

ARTIGO