Estratégias de co-branding: estudo do caso Jornada Solidária Estado de Minas

Autores

  • Tatiana Teixeira Paes Universidade Fumec
  • José Marcos Carvalho de Mesquita University of Connecticut, USA
  • Wenderson Fernandes Moura Universidade Fumec

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1346

Palavras-chave:

Co-branding. Responsabilidade Social Corporativa. Jornada Solidária

Resumo

Este estudo apresentou o programa Jornada Solidária Estado de Minas, que há quase 50 anos é uma reconhecida ação de responsabilidade social em Minas Gerais. Buscou-se avaliar os resultados na formação de parcerias e debater o alinhamento de objetivos dos planejadores e parceiros no co-branding em questão. No referencial teórico foram discutidos os seguintes tópicos: co-branding e responsabilidade social corporativa. Optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo em que foram entrevistados gestores de empresas parceiras da Jornada Solidária e as duas pessoas responsáveis pelo programa, com adoção da análise do conteúdo. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os parceiros da Jornada Solidária consideram relevante a associação de suas marcas a do Estado de Minas e a de outros parceiros, e que a prática de responsabilidade social corporativa é indispensável e impacta na construção de imagem na mente de seus consumidores.

Biografia do Autor

Tatiana Teixeira Paes, Universidade Fumec

Mestre em Administração, Universidade Fumec

José Marcos Carvalho de Mesquita, University of Connecticut, USA

Doutor em Administração, pesquisador visitante na University of Connecticut, USA

Wenderson Fernandes Moura, Universidade Fumec

Mestre em Administração, Universidade Fumec

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

Paes, T. T., Mesquita, J. M. C. de, & Moura, W. F. (2019). Estratégias de co-branding: estudo do caso Jornada Solidária Estado de Minas. Revista Gestão & Tecnologia, 19(5), 231–256. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1346