Sobre a economia da partilha e o mercado da partilha: uma análise do Uber como pseudocompartilhamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i1.1315

Palavras-chave:

Uber, Economia da Partilha, Acesso, Sustentabilidade, Mobilidade

Resumo

A partilha é uma ação em que as pessoas compartilham de bens, serviços e também sentimentos, experiências, conhecimento e informação. No entanto, uma nova geração de negócios, como o Uber, tornou a delimitação deste conceito mais difícil . A ideia de que os novos negócios da economia da partilha não sejam de fato representações de compartilhamento já está presente na literatura sobre o tema. Ainda assim, são escassos os trabalhos sobre os negócios definidos como pseudocompartilhamentos. Sobre o Uber, em particular, não há registro de trabalhos publicados nas revistas brasileiras de Administração. Diante dessa lacuna teórica, problematizamos o Uber no contexto da economia da partilha. Sem dúvida, trata-se de um caso exemplar para compreender diversos dos principais desafios da atual era do acesso, como a descreve Rifkin. Enfim, o Uber é um negócio da economia da partilha ou um falso compartilhamento para ganhar o mercado da partilha? Nesse trabalho, procuramos responder a essa pergunta sustentando a posição de que o Uber não é compartilhamento, mas um negócio que explora um mercado da partilha. Como produto dessa reflexão, oferecemos uma contribuição teórica para a análise de negócios que atuam no mercado da partilha.

Biografia do Autor

Eduardo Valente, Mestre em Administração pela PUC Minas

Egresso do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas.

Roberto Patrus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, Minas Gerais

Professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Áreas: Ética nos Negócios, Responsabilidade Social Empresarial, Didática no Ensino da Administração.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Valente, E., & Patrus, R. (2019). Sobre a economia da partilha e o mercado da partilha: uma análise do Uber como pseudocompartilhamento. Revista Gestão & Tecnologia, 19(1), 210–229. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i1.1315

Edição

Seção

ENSAIO