Competências demandadas versus competências tidas por gestores da área de TI: um estudo em uma empresa do setor de tecnologia de informação de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.953Palabras clave:
Competências demandadas. Competência individual. Competência organizacionalResumen
O objetivo desse artigo consistiu em verificar de que forma as competências definidas pelo comando superior de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) correspondem ao grau em que os gestores as detêm e como esses as mobilizam no desempenho de suas atividades. A opção por gestores como público-alvo se justifica pelo fato de eles exercerem importante papel no desenvolvimento das pessoas na organização, entre outras responsabilidades. Partiu-se da lista de quinze competências individuais requeridas, elencadas por Sant’Anna (2002) para a elaboração de um questionário e do roteiro de entrevista semiestruturada. Encontrou-se como resultado que, dentre as competências consideradas mais importantes pelos superiores em relação aos gestores sob sua direção, a capacidade de comprometer-se com os objetivos da organização é a que os gestores têm mais desenvolvida, em contraste com capacidade de gerar resultados efetivos que se destacou como aquela que eles detêm em menor grau.
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