Acompanhamento da Carteira de Pequenos Projetos
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i2.74Resumen
Este artigo apresenta a implantação de procedimentos para o controle da carteira de projetos na unidade brasileira de uma companhia multinacional de alimentos. A carteira tem aproximadamente 150 projetos que geram uma redução de custos de cerca de 10 milhões de euros por ano. Embora a carteira seja controlada pela área de suprimentos, há muitas outras áreas envolvidas na execução dos projetos, o que gera problemas de gestão na relação entre as elas. A duração estimada desses projetos varia entre 6 e 12 meses, e aproximadamente 60% tinha uma expectativa do atraso. Além disso, não havia um fluxo regular de informação que permitisse saber, em um determinado momento, a situação de cada projeto. Isso significa que alguns projetos, pela eventual mudança de prioridade, eram interrompidos e esquecidos pelos envolvidos. O sistema de informação desenvolvido usa o modelo do valor adquirido (earned value) para avaliar o desempenho dos projetos e de grupos de projetos. Também tornou possível avaliar os resultados dos projetos e compará-los com os objetivos estabelecidos.
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