O Contexto Capacitante e a Construção do Conhecimento Organizacional: Um Estudo de Caso sobre Condições Capacitadoras e Capacitadores na DICON/UFSJ

Autores/as

  • Andre Augusto Pereira Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo
  • Frederico Cesar Mafra Pereira
  • Maria Celeste Lobo de Vasconcelos
  • Marta Araujo Tavares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.700

Palabras clave:

Capacitadores, Condições Capacitadoras, Conhecimento Organizacional.

Resumen

RESUMO

O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e analizar quais condições capacitadoras e capacitadores estão presentes no contexto da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (DICON), e que são influenciadoras da criação do conhecimento organizacional nessa divisão da UFSJ, sob a perspectiva de seus servidores. Através de um estudo de caso único de caráter descritivo e abordagem qualitativa, teve os modelos de Nonaka e Takeuchi (1997) e Von Krogh, Nonaka e Ichijo (2001) como principais bases teóricas. Para se alcançar os objetivos propostos, entrevistas pautadas em um roteiro semiestruturado foram aplicadas a 11 sujeitos da pesquisa. Os resultados indicaram a existência de quatro das cinco Condições Capacitadoras e de três dos cinco Capacitadores pesquisados. O estudo também indicou que não existe sistematização do processo de criação de conhecimento organizacional, existindo apenas algumas práticas isoladas dentro da unidade de análise.

Biografía del autor/a

Andre Augusto Pereira, Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo e Técnico Administrativo na Universidade Federal de São João del Rei

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Publicado

2015-04-28

Cómo citar

Pereira, A. A., Pereira, F. C. M., Vasconcelos, M. C. L. de, & Ferreira, M. A. T. (2015). O Contexto Capacitante e a Construção do Conhecimento Organizacional: Um Estudo de Caso sobre Condições Capacitadoras e Capacitadores na DICON/UFSJ. Revista Gestão & Tecnologia, 15(1), 276–297. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.700