O Contexto Capacitante e a Construção do Conhecimento Organizacional: Um Estudo de Caso sobre Condições Capacitadoras e Capacitadores na DICON/UFSJ

Authors

  • Andre Augusto Pereira Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo
  • Frederico Cesar Mafra Pereira
  • Maria Celeste Lobo de Vasconcelos
  • Marta Araujo Tavares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.700

Keywords:

Capacitadores, Condições Capacitadoras, Conhecimento Organizacional.

Abstract

RESUMO

O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e analizar quais condições capacitadoras e capacitadores estão presentes no contexto da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (DICON), e que são influenciadoras da criação do conhecimento organizacional nessa divisão da UFSJ, sob a perspectiva de seus servidores. Através de um estudo de caso único de caráter descritivo e abordagem qualitativa, teve os modelos de Nonaka e Takeuchi (1997) e Von Krogh, Nonaka e Ichijo (2001) como principais bases teóricas. Para se alcançar os objetivos propostos, entrevistas pautadas em um roteiro semiestruturado foram aplicadas a 11 sujeitos da pesquisa. Os resultados indicaram a existência de quatro das cinco Condições Capacitadoras e de três dos cinco Capacitadores pesquisados. O estudo também indicou que não existe sistematização do processo de criação de conhecimento organizacional, existindo apenas algumas práticas isoladas dentro da unidade de análise.

Author Biography

Andre Augusto Pereira, Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo e Técnico Administrativo na Universidade Federal de São João del Rei

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Published

2015-04-28

How to Cite

Pereira, A. A., Pereira, F. C. M., Vasconcelos, M. C. L. de, & Ferreira, M. A. T. (2015). O Contexto Capacitante e a Construção do Conhecimento Organizacional: Um Estudo de Caso sobre Condições Capacitadoras e Capacitadores na DICON/UFSJ. Journal of Management & Technology, 15(1), 276–297. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.700