Projeto 0500: A Gestão da Informação como Prática Impactante na Gestão por Processos da Área de Clientes e Mercado

Autores/as

  • Lilian Jaqueline Ferreira
  • Márcio Bambirra Santos
  • Ronaldo Darwich Camilo

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.61

Resumen

O Projeto 0500, denominado como “A Gestão da Informação como Prática Impactante na Gestão por Processos”, foi elaborado e conduzido com a finalidade de redesenhar um processo de comercialização em uma empresa de serviços de Tecnologia da Informação. Procurou-se descrever uma contribuição de forma conceitual e aplicada aos estudos da Gestão da Informação na temática de clientes e mercado, aliada aos fundamentos e critérios da excelência e também buscar subsídios para análise no que se refere aos seus impactos no Gerenciamento por Processos. No que tange à prática, o projeto é proveitoso porque colabora para o aumento da compreensão de como a qualidade da informação permite melhorar o desempenho dos processos. Utilizando-se de treinamentos nos processos de prospecção da empresa, foram aplicados questionários aos usuários do sistema, em dois níveis, por um período previamente acordado. Baseado nos conceitos da metodologia PDCL e aplicação do Diagrama de Gestão, foram analisadas várias sugestões de melhorias que permitiram à empresa a tomada de decisões e diversas ações nos processos e o amadurecimento e alinhamento da área comercial rumo à excelência da gestão.

 

Publicado

2010-10-04

Cómo citar

Jaqueline Ferreira, L., Bambirra Santos, M., & Darwich Camilo, R. (2010). Projeto 0500: A Gestão da Informação como Prática Impactante na Gestão por Processos da Área de Clientes e Mercado. Revista Gestão & Tecnologia, 10(1), 1–8. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2010.v10i1.61