Os Desafios da Transformação Digital em Empresas do Agronegócio Brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3102

Palabras clave:

Transformação Digital (TD), Tecnologia de Informação (TI), Agronegócio, Desafios

Resumen

Objetivo del estudio: Comprender los desafíos de la transformación digital (TD) que enfrentan las empresas del sector agroindustrial brasileño, así como los retos específicos que enfrentan las áreas de TI en esta trayectoria de transformación.

Metodología/enfoque: Se utilizó un método cualitativo de naturaleza exploratoria y abductiva. Se llevaron a cabo 18 entrevistas en 16 empresas de tamaño mediano de este importante sector económico de Brasil, que abarcan naturaleza, industrias sectores diversos.

Originalidad/relevancia: Siendo Brasil uno de los principales actores agrícolas a nivel mundial, para que las empresas del sector agroindustrial puedan garantizar su capacidad de producción de manera sostenible, es necesario modernizar, digitalizar e innovar (TD) a lo largo de toda la cadena de producción agroindustrial. Además, el estudio buscó explicar los desafíos que enfrentan las áreas de TI de estas empresas.

Principales resultados: Los resultados revelan desafíos distintos en los procesos de TD en los ámbitos agrícolas e industriales que enfrentan las empresas agroindustriales brasileñas, así como las adversidades experimentadas por las áreas de TI en estas empresas.

Aportaciones teóricas/metodológicas: Este estudio ofrece una visión de cómo se presentan los desafíos de la TD en mercados emergentes como Brasil, donde el entorno empresarial es más turbulento debido a factores limitantes como: la infraestructura de telecomunicaciones; la complejidad del sistema tributario; los riesgos relacionados con la seguridad de la información y la protección de datos; la escasez de talentos y los bajos niveles de educación, incluida la alfabetización digital. El estudio también destaca cómo las tecnologías digitales están afectando la dinámica de la ciencia de SI (Sistemas de Información), impulsadas por el ritmo de los cambios en áreas como arquitectura, desempeño, capacidad, flexibilidad y adaptabilidad.

Palabras clave: Transformación Digital (TD), Tecnología de la Información (TI), Agroindustria, Desafíos.

Biografía del autor/a

Vainer Tadeu Munhoz, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília (1995), MBA pelo Coppead na URFJ e mestrado em Administração - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2021). Atualmente é diretor de serviços de tecnologia - GARTNER DO BRASIL S/C LTDA. Tem experiência na área de Administração, Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Fábio Campos Tescari, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Doutor, aprovado com distinção, e mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo / Fundação Getulio Vargas) na linha de pesquisa de Gestão de Operações e Competitividade. Doutorado sanduíche na Nottingham Trent University (Reino Unido) entre outubro/2014 e janeiro/2015. Bolsista da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1991) e MBA em Gestão de Empresas com especialização em Comunicação pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (2005). Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (1994). Atua como professor no Insper, nas áreas de Operações e Supply Chain.

André Luís de Castro Moura Duarte, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007). Atualmente é professor tempo integral adjunto do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Foi professor da EAESP - FGV, da ESPM e da FEI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de operações, operações de serviços, teoria das restrições, gestão da cadeia de suprimentos e gestão da qualidade.

Carla Ramos, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui doutorado em Management pela School of Management da University of Bath, UK (2009), mestrado em Gestão Empresas - Especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal (2002), e graduação em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal. (1997). Entre Janeiro e Julho de 2009, foi pesquisadora de pós-doutorado na Manchester Business School (MBS), UK, e nos dois anos e meio seguintes ocupou essa mesma posição na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Este segunda posição de pesquisadora de pós-doutorado foi um projeto conjunto entre a FEP e a MBS.Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em business-to-business marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: salesforce, service infusion, business networks, supply networks, network pictures e sense-making, business relationships, business models, e science and technology parks. Publica em revistas científicas internacionais na área de marketing, como o Journal of the Academy of Marketing Science (ABS4*), International Journal of Research in Marketing (ABS4), o Industrial Marketing Management (ABS3), o European Journal of Marketing (ABS3), o Journal of Business Research (ABS3), o Journal of Business and Industrial Marketing (ABS2), e o Journal of Personal Selling and Sales Management (ABS2). A Carla tem estado envolvida ativamente, como participante ou coordenadora, em vários projetos internacionais ao longo da última década, vários deles financiados por organizações de fomento à pesquisa nacionais e internacionais (por exemplo, a British Academy, Fundação para a Ciência e Tecnologia, FAPESP e CNPq). Após ensinar em tempo integral por 6 anos várias disciplinas na área de administração (nível da graduação) na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1997-2003), ela lecionou entre 2009-2012 ao nível de mestrado na FEP, e ao nível de MBA na MBS. Mais tarde ocupou por um ano e meio uma posição de full-time Lecturer in Marketing na MBS (2012-2013). Integrou o INSPER em 2013 como Professora Assistente de Marketing em tempo integral, onde leciona ao nível da graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu) e desenvolve pesquisa na área de marketing. É desde Janeiro de 2022, Professora Associada de Marketing em tempo integral no Insper.

Citas

Alcácer, J., Cantwell, J., & Piscitello, L. (2016). Internationalization in the information age: A new era for places, firms, and international business networks? Journal of International Business Studies, 47(5), 499-512.

Arias, D. et al. (2017). Agriculture productivity growth in Brazil: Recent trends and future prospects. Grupo do Banco Mundial, Washington, DC.

Athota, V. S., & Athota, V. S. (2021). Why mindset matters in a digital age. Mind over matter and artificial intelligence: Building employee mental fitness for organisational success, 1-15.

Balafoutis, A., Beck, B., Fountas, S., Vangeyte, J., Van der Wal, T., Soto, I., & Eory, V. (2017). Precision agriculture technologies positively contributing to GHG emissions mitigation, farm productivity and economics. Sustainability, 9(8), 1339.

Batalha, M. O., & Silva, A. D. (2007). Gerenciamento de sistemas agroindustriais: Definições, especificidades e correntes metodológicas. Gestão Agroindustrial, 3, 23-63.

Busse, M., Schwerdtner, W., Siebert, R., Doernberg, A., Kuntosch, A., König, B., & Bokelmann, W. (2015). Analysis of animal monitoring technologies in Germany from an innovation system perspective. Agricultural Systems, 138, 55-65.

Callado, A. A. C., & Callado, A. L. C. (2006). Mensuração e controle de custos: Um estudo empírico em empresas agroindustriais. Sistemas & Gestão, 1(2), 132-141.

Carolan, M. (2017). Publicising food: Big data, precision agriculture, and co‐experimental techniques of addition. Sociologia Ruralis, 57(2), 135-154.

CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (2021). PIB do agronegócio alcança participação de 26,6% no PIB brasileiro em 2020. Recuperado de http://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx

Cho, J. (2008). Issues and challenges of agile software development with SCRUM. Issues in Information Systems, 9(2), 188-195.

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed Editora.

Dawkins, M. S. (2016). Animal welfare and efficient farming: Is conflict inevitable? Animal Production Science, 57(2), 201-208.

Dini, P., Iqani, M., & Mansell, R. (2011). The (im)possibility of interdisciplinarity: Lessons from constructing a theoretical framework for digital ecosystems. Culture, Theory and Critique, 52(1), 3-27.

Fang, M., Liu, F., Xiao, S., & Park, K. (2023). Hedging the bet on digital transformation in strategic supply chain management: A theoretical integration and an empirical test. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, 53(4), 512-531.

Feroz, A. K., Zo, H., & Chiravuri, A. (2021). Digital transformation and environmental sustainability: A review and research agenda. Sustainability, 13(3), 1530.

Fontana, A., & Frey, J. (1994). The art of science. The Handbook of Qualitative Research. edited by Denzin N. a. YL, SAGE Publications, London, 361-376.

Garcia, D., & Gluesing, J. C. (2013). Qualitative research methods in international organizational change research. Journal of Organizational Change Management, 26(2), 423-444.

Gartner (2015). IT Glossary - Bimodal IT. Recuperado de http://www.gartner.com/it-glossary/bimodal

Hess, T., Matt, C., Benlian, A., & Wiesböck, F. (2016). Options for formulating a digital transformation strategy. MIS Quarterly Executive, 15(2).

Horlach, B., Drews, P., & Schirmer, I. (2016). Bimodal IT: Business-IT alignment in the age of digital transformation. Multikonferenz Wirtschaftsinformatik (MKWI), 3, 1417-1428.

Martins, H. et al. (2019). Transformações digitais no Brasil: Insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país. Recuperado de https://www.mckinsey.com/br/our-insights/transformacoes-digitais-no-brasil#

Massruhá, S. M. F. S., Leite, M. D. A., Luchiari Junior, A., & Evangelista, S. R. M. (2020). A transformação digital no campo rumo à agricultura sustentável e inteligente. Embrapa Agricultura Digital.

McDonald, S., Daniels, K., & Harris, C. (2004). Using templates in the thematic analysis of texts. Essential guide to qualitative methods in organizational research, 73-85.

Nadkarni, S., & Prügl, R. (2021). Digital transformation: A review, synthesis and opportunities for future research. Management Review Quarterly, 71(2), 233-341.

OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2020). A caminho da era digital no Brasil. Recuperado de https://doi.org/10.1787/45a84b29-pt

Paunov, C., & Planes-Satorra, S. (2019). How are digital technologies changing innovation? Evidence from agriculture, the automotive industry and retail. Recuperado de https://www.oecd.org/en/publications/how-are-digital-technologies-changing-innovation_67bbcafe-en.html

Prins, R. (2020). Three ways COVID-19 is pushing Ag data transformation. Recuperado de https://www.precisionag.com/digital-farming/3-ways-covid19-is-pushing-ag-data-transformation/

Schuh, G., Anderl, R., Gausemeier, J., Ten Hompel, M., & Wahlster, W. (2017). Industrie 4.0 Maturity Index. Managing the digital transformation of companies, 61.

Siachou, E., Vrontis, D., & Trichina, E. (2021). Can traditional organizations be digitally transformed by themselves? The moderating role of absorptive capacity and strategic interdependence. Journal of Business Research, 124, 408-421.

Urbach, N., Drews, P., & Ross, J. (2017). Digital business transformation and the changing role of the IT function. MIS Quarterly Executive, 16(2), 1-4.

Van Manen, M. (1990). Researching lived experience: Human science for an action sensitive pedagogy. State University of New York Press.

Van Veldhoven, Z., & Vanthienen, J. (2019). Designing a comprehensive understanding of digital transformation and its impact. Proceedings of the 32nd Bled E-conference, Bled, Slovenia.

Verhoef, P. C., Broekhuizen, T., Bart, Y., Bhattacharya, A., Dong, J. Q., Fabian, N., & Haenlein, M. (2021). Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, 122, 889-901.

Vial, G. (2021). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Managing Digital Transformation, 13-66.

Vieira Filho, J. E. R. O., Vieira, A. C. P., Righetto, A. J., Freitas, C. O. D., Oliveira, D. V. D., Costa, E. M., & Oliveira, W. M. D. (2019). Diagnóstico e desafios da agricultura brasileira. Recuperado de https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9507

Voronina, L., Iakhiaev, D., Grigorishchin, A., Shiryaevsky, D., & Oshomkov, T. (2023). Assessing the influence of factors on the development of digital infrastructure in Russia. Revista Gestão & Tecnologia, 23(3), 323-332.

Williamson, K., & Johanson, G. (Eds.). (2018). Research methods: Information, systems, and contexts. Elsevier.

Yahya, N. (2018). Agricultural 4.0: Its implementation toward future sustainability. In Green Urea (125-145). Springer.

Yeates, J. W. (2017). How good? Ethical criteria for a ‘good life’ for farm animals. Journal of Agricultural and Environmental Ethics, 30(1), 23-35.

Zambon, I., Cecchini, M., Egidi, G., Saporito, M. G., & Colantoni, A. (2019). Revolution 4.0: Industry vs. agriculture in a future development for SMEs. Processes, 7(1), 36.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Munhoz, V. T., Campos Tescari, F., de Castro Moura Duarte, A. L., & Ramos, C. (2025). Os Desafios da Transformação Digital em Empresas do Agronegócio Brasileiro. Revista Gestão & Tecnologia, 25(3), 286–313. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3102

Número

Sección

ARTIGO