Os Desafios da Transformação Digital em Empresas do Agronegócio Brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3102

Keywords:

Transformação Digital (TD), Tecnologia de Informação (TI), Agronegócio, Desafios

Abstract

Aim of the study: To understand the challenges of digital transformation (DT) faced by agribusiness companies in Brazil, as well as the specific challenges encountered by IT departments in this transformation journey.

Methodology/approach: A qualitative, exploratory, and abductive method was employed. A total of 18 interviews were conducted in 16 medium-sized companies from this key sector of the Brazilian economy, encompassing diverse businesses, industries, and sectors.

Originality/relevance: As Brazil is one of the world's largest agricultural players, agribusiness companies must modernize, digitalize, and innovate (DT) across the entire agribusiness production chain to ensure sustainable production capacity. Additionally, the study sought to explain the challenges faced by the IT departments of these companies.

Main results: The findings reveal distinct challenges in the DT processes of both the agricultural and industrial domains faced by Brazilian agribusiness companies, in addition to the adversities encountered by their IT departments.

Theoretical/methodological contributions: This study provides insights into how DT challenges manifest in emerging markets like Brazil, where the business environment is more turbulent due to limiting factors such as: telecommunications infrastructure; the complexity of the tax system; risks related to information security and data protection; talent shortages; and low levels of education, including digital literacy. The study also highlights how digital technologies are impacting the dynamics of IS (Information Systems) science, driven by the pace of changes in areas such as architecture, performance, capacity, flexibility, and adaptability.

Keywords: Digital Transformation (DT), Information Technology (IT), Agribusiness, Challenges.

Author Biographies

Vainer Tadeu Munhoz, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília (1995), MBA pelo Coppead na URFJ e mestrado em Administração - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2021). Atualmente é diretor de serviços de tecnologia - GARTNER DO BRASIL S/C LTDA. Tem experiência na área de Administração, Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Fábio Campos Tescari, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Doutor, aprovado com distinção, e mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo / Fundação Getulio Vargas) na linha de pesquisa de Gestão de Operações e Competitividade. Doutorado sanduíche na Nottingham Trent University (Reino Unido) entre outubro/2014 e janeiro/2015. Bolsista da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1991) e MBA em Gestão de Empresas com especialização em Comunicação pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (2005). Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (1994). Atua como professor no Insper, nas áreas de Operações e Supply Chain.

André Luís de Castro Moura Duarte, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007). Atualmente é professor tempo integral adjunto do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Foi professor da EAESP - FGV, da ESPM e da FEI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de operações, operações de serviços, teoria das restrições, gestão da cadeia de suprimentos e gestão da qualidade.

Carla Ramos, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui doutorado em Management pela School of Management da University of Bath, UK (2009), mestrado em Gestão Empresas - Especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal (2002), e graduação em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal. (1997). Entre Janeiro e Julho de 2009, foi pesquisadora de pós-doutorado na Manchester Business School (MBS), UK, e nos dois anos e meio seguintes ocupou essa mesma posição na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Este segunda posição de pesquisadora de pós-doutorado foi um projeto conjunto entre a FEP e a MBS.Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em business-to-business marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: salesforce, service infusion, business networks, supply networks, network pictures e sense-making, business relationships, business models, e science and technology parks. Publica em revistas científicas internacionais na área de marketing, como o Journal of the Academy of Marketing Science (ABS4*), International Journal of Research in Marketing (ABS4), o Industrial Marketing Management (ABS3), o European Journal of Marketing (ABS3), o Journal of Business Research (ABS3), o Journal of Business and Industrial Marketing (ABS2), e o Journal of Personal Selling and Sales Management (ABS2). A Carla tem estado envolvida ativamente, como participante ou coordenadora, em vários projetos internacionais ao longo da última década, vários deles financiados por organizações de fomento à pesquisa nacionais e internacionais (por exemplo, a British Academy, Fundação para a Ciência e Tecnologia, FAPESP e CNPq). Após ensinar em tempo integral por 6 anos várias disciplinas na área de administração (nível da graduação) na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1997-2003), ela lecionou entre 2009-2012 ao nível de mestrado na FEP, e ao nível de MBA na MBS. Mais tarde ocupou por um ano e meio uma posição de full-time Lecturer in Marketing na MBS (2012-2013). Integrou o INSPER em 2013 como Professora Assistente de Marketing em tempo integral, onde leciona ao nível da graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu) e desenvolve pesquisa na área de marketing. É desde Janeiro de 2022, Professora Associada de Marketing em tempo integral no Insper.

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Published

2025-06-30

How to Cite

Munhoz, V. T., Campos Tescari, F., de Castro Moura Duarte, A. L., & Ramos, C. (2025). Os Desafios da Transformação Digital em Empresas do Agronegócio Brasileiro. Revista Gestão & Tecnologia, 25(3), 286–313. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3102

Issue

Section

ARTIGO