Ações tomadas por grandes empresas varejistas diante de um cenário de ameaças e incertezas decorrentes do covid-19 e o comércio eletrônico

Autores/as

Palabras clave:

Comércio eletrônico, Crise, COVID-19, Fator Contingencial, Inovação

Resumen

Objetivo: Identificar sob as luzes da teoria contingencial quais foram as ações tomadas por grandes empresas varejistas, com o intuito de manter o funcionamento dos seus negócios, frente a um cenário de pandemia provocada pelo COVID-19.

Método:  A pesquisa foi descritiva com métodos qualitativos. A coleta dos dados se deu através dos documentos disponibilizados para o investidor, obtidos no website das empresas selecionadas. O período analisado compreende os meses de janeiro a agosto de 2020.

Originalidade/Relevância:  O presente trabalho amplia a discussão sobre as contingências em específico a contingente ambiente e tecnologia no cenário empresarial e como as organizações lidam com elas em momentos de crise.

Resultados:  O presente trabalho encontrou evidências de que o cenário de pandemia fortaleceu e canalizou esforços para que as organizações elevassem os seus trabalhos e a sua forma de atuação para outro nível com o auxílio dos recursos tecnológicos a inovação se tornou item fundamental para a perpetuidade das organizações no ambiente que se encontram inseridas.

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do estudo reforça a significância da teoria, relacionando os aspectos Ambiente e Tecnologia com as circunstâncias pela qual os empresários se depararam, revelando o quão sensíveis estão suas empresas aos ambientes internos e externos.

Biografía del autor/a

Elvis Joel Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Acadêmico do Mestrado em Contabilidade da Unioeste

Luiz Carlos Krudycz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Acadêmico do Mestrado em Contabilidade da Unioeste

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE,Paraná

Docente do Doutorado Profissional em Administração, do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

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Publicado

2024-10-17

Cómo citar

Silva, E. J. R. da, Krudycz, L. C., & Bertolini, G. R. F. (2024). Ações tomadas por grandes empresas varejistas diante de um cenário de ameaças e incertezas decorrentes do covid-19 e o comércio eletrônico . Revista Gestão & Tecnologia, 24(4), 288–317. Recuperado a partir de https://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/2272

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RELATO TÉCNICO