Analysis Of the relationships between social media use intensity, electronic word-of-mouth, and conspicuous consumption

Autores/as

  • Janicléa Muniz Neto Universidade de Pernambuco
  • Wanderberg Alves Brandao Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2048

Palabras clave:

Boca a boca eletrônico, Mídias sociais, Consumo conspícuo, Modelagem de equações estruturais

Resumen

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo central analisar a influência da intensidade do uso de mídias sociais no boca a boca eletrônico e no consumo conspícuo.

Originalidade/Lacuna: Este estudo busca contemplar lacuna existente dentro dos estudos nacionais a respeito da relação entre as variáveis intensidade de uso das mídias sociais com a propensão dos indivíduos em realizar boca a boca eletrônico e se envolver em práticas de consumo conspícuo.

Aspectos metodológicos: O levantamento de dados da pesquisa se deu através de um questionário com escalas adaptadas do estudo de Thoumrungroje (2014), acessado por conveniência por meio da internet, onde obteve-se uma amostra de 165 respostas válidas. Os procedimentos de análise foram realizados através da análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais, com o intuito de atestar a confiabilidade da escala e testar as hipóteses formuladas, respectivamente.

Síntese dos resultados: Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que não há evidências estatísticas de que a intensidade de uso de mídias sociais online influencia no boca a boca eletrônico e no consumo conspícuo, porém há relação positiva entre o boca a boca eletrônico e o consumo conspícuo no contexto estudado.

Contribuições gerenciais: A relação positiva entre o boca a boca eletrônico e o consumo conspícuo enseja que os profissionais de marketing considerem a relevância que as mídias sociais possuem na repercussão de impressões dos consumidores sobre os produtos desta categoria. O estímulo ao compartilhamento das experiências de consumo dos clientes pode ser, então, uma via importante para o fortalecimento da marca.

Biografía del autor/a

Janicléa Muniz Neto, Universidade de Pernambuco

Grandudanda em Administração na Universidade de Pernambuco

Wanderberg Alves Brandao, Universidade de Pernambuco

Mestre em administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professor assistente na Universidade de Pernambuco.

ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE INTENSIDADE DE USO DAS MÍDIAS SOCIAIS, BOCA A BOCA ELETRÔNICO E CONSUMO CONSPÍCUO

Citas

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Neto, J. M., & Brandao, W. A. (2021). Analysis Of the relationships between social media use intensity, electronic word-of-mouth, and conspicuous consumption. Revista Gestão & Tecnologia, 21(4), 93–110. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2048