A construção e disseminação da missão nas instituições de ensino superior no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2003.v2i1.128Resumen
As Instituições de Ensino Superior tradicionais no estado do Ceará vêm atravessando um momento de mudanças ambientais, influenciadas pelo grande número de novas entrantes no mercado. Este fato gerou uma mudança no posicionamento e no planejamento estratégico dessas Instituições. Assim sendo, analisar o processo de construção e disseminação da missão nas Instituições de Ensino Superior do Ceará, bem como avaliar a frase que representa a declaração da missão corporativa, seguindo um modelo teórico adaptado pelos autores, são os objetivos da presente pesquisa. Após o levantamento de março a maio/2003 das Instituiçõescearenses com missão declarada, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os diretores acadêmicos e aplicados questionários a alunos, professores e funcionários das IES. Verificou-se pouca utilização da missão como função de base auxiliadora nas decisões estratégicas e rara divulgação entre os envolvidos nas organizações. A frase com um número maior de componentes sugeridos pela literatura foi encontrada nas instituições mais antigas e com maior número de alunos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2003 Revista Gestão & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.