The booq is on the table: O dilema da booq for men

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2139

Keywords:

Canais de distribuição, Conflito de canais, Omnichannel, Caso de ensino.

Abstract

Objetivo do estudo: A Booq For Men é uma sociedade do setor de confecções composta por três jovens empreendedores com um desejo em comum: criar um produto para o segmento masculino que se adequasse à necessidade dos próprios sócios. O estudo pretende impulsionar as discussões sobre os processos de desenvolvimento de produto e segmentação de mercado, sobretudo, de maneira inovativa a inserção da empresa na oferta omnichannel.

Metodologia/Abordagem: Caso de ensino que retrata um caso real de uma empresa do setor de vestuário, a qual promoveu o estilo streetwear com uma leitura com riqueza em detalhes, estampas exclusivas e acabamento impecável, por consequência agradou artistas de renome nacional.

Originalidade/Relevância: Este caso é orientado para discutir a estrutura e o conflito de canais de distribuição da empresa, sobretudo, a partir do dilema presente na história, identificar quais mudanças estruturais poderiam levar a empresa a resolver o conflito e integrar canais, adotando uma estratégia omnichannel.

Principais resultados: Devido à toda a exposição da marca, o e-commerce da empresa passou a ser o canal mais expressivo de vendas, o que gerou conflitos com as revendas e seus representantes. Por consequência, gerou o dilema central do caso: parar de fornecer para a revenda e renunciar ao omnichannel?

Contribuições teóricas/metodológicas: Desenvolver nos alunos a capacidade de identificar a estrutura de canais de distribuição, discutir os conflitos existentes e propor mudanças que levem a adoção da estratégia omnichannel.

Author Biographies

Aline da Silva Bertoldi, UNIASSELVI

Graduada em Administração pela UNIASSELVI

Estefani Kenor Jorge, UNIASSELVI

Graduada em Administração pela UNIASSELVI

Jailson Lana, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professor do Ensino Superior e MBA na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Raul Beal Partyka, FGV EAESP

Doutorando em Adm. de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP

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Published

2022-06-30

How to Cite

da Silva Bertoldi, A., Kenor Jorge, E., Lana, J., & Beal Partyka, R. (2022). The booq is on the table: O dilema da booq for men. Journal of Management & Technology, 22(2), 272–290. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2139

Issue

Section

CASO DE ENSINO