Investigando a relação entre personalidade e consumo ético

Authors

  • Laysse Fernanda Macedo dos Santos
  • Jéssica Moreira de Paula
  • Érico Aurélio Abreu Cardozo
  • Juliana Maria Magalhães Christino

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.1925

Abstract

Objetivo do estudo: Analisar a relação entre traços de personalidade e consumo ético.

Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de um questionário composto por escalas de Consumo Ético, Big Five e Dark Triad. Os dados coletados foram analisados mediante à técnica de Modelagem de Equações Estruturais.

Originalidade/Relevância: Tendo em vista a necessidade de desenvolver estudos que procurem entender a relação do consumo com construtos psicossociais, como a personalidade, esta pesquisa ao analisar a relação entre traços de personalidade e consumo ético atua para preencher essa lacuna.

Principais resultados: Os resultados apontaram que as variáveis que antecedem o consumo ético explicam 38,6% da variância desse construto.

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui para a ampliação do número de estudos em marketing acerca de ética e consumo, sob a ótica do consumidor, e para a redução da lacuna de estudos que relacionam ética e marketing, os quais tendem a tratar de assuntos tais como marketing social, marketing societal e consumo consciente, mas apresentam lacunas ao tratar da ética em si.

 

Author Biographies

Laysse Fernanda Macedo dos Santos

Doutoranda do Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). 

Jéssica Moreira de Paula

Mestra e bacharela em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e técnica em Estradas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Realizou estágio na empresa Técnica de Engenharia e Projeto LTDA em 2010, onde atuou na área de projetos de infraestrutura viária. Trabalha na empresa Banco do Brasil S.A. desde 2010, havendo exercido os cargos de: escriturário em agência especializada em micro e pequenas empresas; assistente na unidade CESUP Rede São Paulo - Plataforma Belo Horizonte (MG), onde atuou na área de facilities management; assistente na unidade CESUP Administração de Contratos (MG), onde atuou na área de fiscalização de contratos administrativos. Atualmente é assistente na unidade CSA Belo Horizonte (MG), onde atua na área de contabilidade.

Érico Aurélio Abreu Cardozo

Doutorando em Administração / Linha de pesquisa Gestão de Operações e Logística na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na Universidade Federal do Espírito Santo (2013-2015). Possui pós-graduação em Educação a Distância com Ênfase na Docência e na Tutoria em EAD, PUCRS (2012), pós-graduado em Gestão de Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), pós-graduado em Gestão Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2004) e Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (2002). Pesquisador na área de Gestão de Organizações abordando os seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio e Orientação de Processos de Negócio. Tem experiência na área Administrativa, Gestão de Processos e Gerenciamento de Projetos atuando principalmente nos seguintes temas: normatização de documentos e definição de processos organizacionais, treinamentos internos relacionados com a gestão da qualidade, implantação e manutenção de Programas da Qualidade ISO 9001, PGQP, PNQS e FNQ, coordenação de projetos organizacionais.

Juliana Maria Magalhães Christino

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG desde 2016. Possui graduação em Administração pela PUC-MG (1999), especialista em Marketing pela FGV (2001), mestrado em Administração pela FEAD (2004) e doutorado em Administração pela UFMG (2012). Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Itália, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG. Academicamente, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Social, Aceitação e Adoção de novas Tecnologias

Published

2022-06-30

How to Cite

Macedo dos Santos, L. F., Moreira de Paula, J., Abreu Cardozo, Érico A., & Magalhães Christino, J. M. (2022). Investigando a relação entre personalidade e consumo ético. Journal of Management & Technology, 22(2), 122–148. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.1925