O Contexto Capacitante e a Construção do Conhecimento Organizacional: Um Estudo de Caso sobre Condições Capacitadoras e Capacitadores na DICON/UFSJ

Autores

  • Andre Augusto Pereira Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo
  • Frederico Cesar Mafra Pereira
  • Maria Celeste Lobo de Vasconcelos
  • Marta Araujo Tavares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.700

Palavras-chave:

Capacitadores, Condições Capacitadoras, Conhecimento Organizacional.

Resumo

RESUMO

O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e analizar quais condições capacitadoras e capacitadores estão presentes no contexto da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (DICON), e que são influenciadoras da criação do conhecimento organizacional nessa divisão da UFSJ, sob a perspectiva de seus servidores. Através de um estudo de caso único de caráter descritivo e abordagem qualitativa, teve os modelos de Nonaka e Takeuchi (1997) e Von Krogh, Nonaka e Ichijo (2001) como principais bases teóricas. Para se alcançar os objetivos propostos, entrevistas pautadas em um roteiro semiestruturado foram aplicadas a 11 sujeitos da pesquisa. Os resultados indicaram a existência de quatro das cinco Condições Capacitadoras e de três dos cinco Capacitadores pesquisados. O estudo também indicou que não existe sistematização do processo de criação de conhecimento organizacional, existindo apenas algumas práticas isoladas dentro da unidade de análise.

Biografia do Autor

Andre Augusto Pereira, Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo e Técnico Administrativo na Universidade Federal de São João del Rei

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Publicado

2015-04-28

Como Citar

Pereira, A. A., Pereira, F. C. M., Vasconcelos, M. C. L. de, & Ferreira, M. A. T. (2015). O Contexto Capacitante e a Construção do Conhecimento Organizacional: Um Estudo de Caso sobre Condições Capacitadoras e Capacitadores na DICON/UFSJ. Revista Gestão & Tecnologia, 15(1), 276–297. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.700

Edição

Seção

ARTIGO