Simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas: o caso do atacado liderança

Autores

  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Claudio Antonio Rojo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Daniela Mendes da Mata Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Almir Ferreira de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.464

Palavras-chave:

Estratégias, cenários, simulação

Resumo

Este estudo objetiva realizar a simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas para a empresa Atacado Liderança, segundo o modelo de simulação de cenários de Rojo (2006). Esse modelo visa à relação dos elementos que compõem o mercado competitivo e como o competidor pode planejar suas estratégias, obtendo o melhor resultado para o seu negócio, diante dos cenários possíveis para o futuro. De caráter exploratório, do tipo estudo de caso, a pesquisa é qualitativa caracterizada como pesquisa-ação. A população alvo foi constituída de 8 dirigentes de empresas do ramo de confecções, sendo 4 da empresa em estudo e 4 dirigentes de empresas concorrentes. Como resultado, observou-se a importância de projetar o futuro da empresa, já que a simulação de cenários serve como alerta e norteador para reduzir o risco em um futuro incerto, preparando os dirigentes da empresa para formular estratégias competitivas e tomadas de decisões e não serem surpreendidos pela dinâmica do mercado.

Biografia do Autor

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2001), MBA-Executive pela Universidade Estadual de Maringá (1998), e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). É docente adjunto da Unioeste - campus de Cascavel, onde ministra as disciplinas: Gestão ambiental, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Professora dos cursos MBA em Gestão Estratégica; MBA em Finanças e MBA em Recursos Humanos onde ministra disciplinas ligadas à Gestão da Cadeia de suprimentos, Estratégia, Logística e Gestão Ambiental e competitividade.

Claudio Antonio Rojo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Fez pós-doutorado em Administração da FEA/USP no período compreendido entre 01/03/2011 e 28/02/2012. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor adjunto da UNIOESTE, onde ministra Teorias da Administração, Estratégia Organizacional e Planejamento Estratégico. Tem experiência como administrador público e privado. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da UNIOESTE, Campus Cascavel - Paraná.

Daniela Mendes da Mata, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Administração pela Unioeste

Almir Ferreira de Souza, Universidade de São Paulo

Graduado em Economia pela Faculdade de Economia Finanças e Administração de São Paulo (1972), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1983). É professor associado da Universidade de São Paulo, parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Atua em Finanças Corporativas (mais especificamente em Avaliação de Empresas, Avaliação de Investimentos, Planejamento e Controle Finaceiro e Gestão do Capital) e em Educação Financeira Pessoal.

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Publicado

2012-12-17

Como Citar

Brandalise, L. T., Rojo, C. A., da Mata, D. M., & de Souza, A. F. (2012). Simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas: o caso do atacado liderança. Revista Gestão & Tecnologia, 12(3), 223–257. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.464