Simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas: o caso do atacado liderança
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.464Palabras clave:
Estratégias, cenários, simulaçãoResumen
Este estudo objetiva realizar a simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas para a empresa Atacado Liderança, segundo o modelo de simulação de cenários de Rojo (2006). Esse modelo visa à relação dos elementos que compõem o mercado competitivo e como o competidor pode planejar suas estratégias, obtendo o melhor resultado para o seu negócio, diante dos cenários possíveis para o futuro. De caráter exploratório, do tipo estudo de caso, a pesquisa é qualitativa caracterizada como pesquisa-ação. A população alvo foi constituída de 8 dirigentes de empresas do ramo de confecções, sendo 4 da empresa em estudo e 4 dirigentes de empresas concorrentes. Como resultado, observou-se a importância de projetar o futuro da empresa, já que a simulação de cenários serve como alerta e norteador para reduzir o risco em um futuro incerto, preparando os dirigentes da empresa para formular estratégias competitivas e tomadas de decisões e não serem surpreendidos pela dinâmica do mercado.Citas
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