Simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas: o caso do atacado liderança

Autores/as

  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Claudio Antonio Rojo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Daniela Mendes da Mata Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Almir Ferreira de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.464

Palabras clave:

Estratégias, cenários, simulação

Resumen

Este estudo objetiva realizar a simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas para a empresa Atacado Liderança, segundo o modelo de simulação de cenários de Rojo (2006). Esse modelo visa à relação dos elementos que compõem o mercado competitivo e como o competidor pode planejar suas estratégias, obtendo o melhor resultado para o seu negócio, diante dos cenários possíveis para o futuro. De caráter exploratório, do tipo estudo de caso, a pesquisa é qualitativa caracterizada como pesquisa-ação. A população alvo foi constituída de 8 dirigentes de empresas do ramo de confecções, sendo 4 da empresa em estudo e 4 dirigentes de empresas concorrentes. Como resultado, observou-se a importância de projetar o futuro da empresa, já que a simulação de cenários serve como alerta e norteador para reduzir o risco em um futuro incerto, preparando os dirigentes da empresa para formular estratégias competitivas e tomadas de decisões e não serem surpreendidos pela dinâmica do mercado.

Biografía del autor/a

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2001), MBA-Executive pela Universidade Estadual de Maringá (1998), e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). É docente adjunto da Unioeste - campus de Cascavel, onde ministra as disciplinas: Gestão ambiental, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Professora dos cursos MBA em Gestão Estratégica; MBA em Finanças e MBA em Recursos Humanos onde ministra disciplinas ligadas à Gestão da Cadeia de suprimentos, Estratégia, Logística e Gestão Ambiental e competitividade.

Claudio Antonio Rojo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Fez pós-doutorado em Administração da FEA/USP no período compreendido entre 01/03/2011 e 28/02/2012. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor adjunto da UNIOESTE, onde ministra Teorias da Administração, Estratégia Organizacional e Planejamento Estratégico. Tem experiência como administrador público e privado. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da UNIOESTE, Campus Cascavel - Paraná.

Daniela Mendes da Mata, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Administração pela Unioeste

Almir Ferreira de Souza, Universidade de São Paulo

Graduado em Economia pela Faculdade de Economia Finanças e Administração de São Paulo (1972), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1983). É professor associado da Universidade de São Paulo, parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Atua em Finanças Corporativas (mais especificamente em Avaliação de Empresas, Avaliação de Investimentos, Planejamento e Controle Finaceiro e Gestão do Capital) e em Educação Financeira Pessoal.

Citas

ADELMAN. C. et al. Re-thinking case study: notas from the second Cambridge Conference. Cambridge Journal of Education, 6, 3, 1976.

ALVARENGA, Antonio; CARVALHO, Paulo S. de; ESCÁRIA, Susana Costa. Delphi: método e aplicações. Documento de trabalho no 5/2007. Departamento de Prospectiva e Planejamento e Relações Internacionais: Lisboa, 2007. Disponível em: www.dpp.pt Acesso em out/2012.

ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. The strategy process, concepts, contexts, cases. 2. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. p. 44

BERTERO, Carlos Osmar. Rumos da estratégia empresarial. RAD LIGHT. São Paulo: FGV. v.35, n.2, p. 20-25, mar/abr. 1995.

BUARQUE, S. C. Metodologia e técnica de construção de cenários globais e regionais. Textos para discussão [939] PEA, fev. 2003.

CAMPUS, José Antonio. Cenário balanceado: painel de indicadores para a gestão estratégica dos negócios. São Paulo: 1998.

CERTO, Samuel C. e PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1993.

FAHEY, L., RANDALL, R. M. MBA curso prático de estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

FLEURY, P. Fernando; WANKE, Peter e FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.

GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

KOPITTKE, Bruno H. e CASAROTTO FILHO, Nelson. Análise de investimento: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

MARCIAL, Elaine Coutinho e GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

MARCIAL, Elaine Coutinho. Aplicação da metodologia de cenários no Banco do Brasil no contexto da inteligência competitiva. Dissertação de DEA. Université de Droite et dês Sciences d’Aix Marseille. França, 1999. 173p. Disponível em: http://pee.mdic.gov.br/portalmdic/arquivosdwnl_1197032205.pdf Acesso em out/2012.

MARIOTTO, F. L. O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresa, v. 31, n. 2, p. 37-52, abr./jun., 1991.

MINTZBERG, Henry. Five P´s for strategy. California Management Review, Fall, 1987.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

POPCORN, Faith. O dicionário do futuro: as tendências e expressões que definirão nosso comportamento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 9 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise da indústria e da concorrência. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

REIBSTEIN, David J. e CHUSSIL, Mark J. Primeiro a lição, depois o teste: usando simulações para analisar e desenvolver estratégias competitivas. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

ROJO, Cláudio Antonio. Planejamento estratégico: modelo para simulação de cenários. Cascavel, PR: Assoeste, 2006.

SCHWARTZ, Peter. A arte da visão de longo prazo: planejando o futuro em um mundo de incertezas. São Paulo: Best Seller, 2000.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas,1997.

WRIGHT, Peter, KROLL, Mark J. e PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

ZACARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.

Publicado

2012-12-17

Cómo citar

Brandalise, L. T., Rojo, C. A., da Mata, D. M., & de Souza, A. F. (2012). Simulação de cenários e formulação de estratégias competitivas: o caso do atacado liderança. Revista Gestão & Tecnologia, 12(3), 223–257. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i3.464