Estratégia de Investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação e a Evolução da Indústria Bancária Brasileira: Análise Geral e dos Maiores Bancos Privados
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.461Palavras-chave:
Estratégia. Tecnologia da Informação e Comunicação. Indústria bancária. Indústria bancária brasileira.Resumo
A indústria bancária brasileira investe de forma contínua em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e cinco bancos detêm mais de 60% dos ativos, lucros e agências. A partir deste cenário, o objetivo desse trabalho foi identificar a evolução dos principais números do setor como um todo no período de 2000 a 2011 e em particular, os números específicos dos dois maiores bancos privados do Brasil - Bradesco e Itaú, e a possível relação com investimentos em TIC realizados nesse mesmo período. Por meio de pesquisa documental e revisão da literatura, são apontados indicadores que levam a concluir sobre a continuidade crescente do setor, sobre o fortalecimento dos bancos Bradesco e Itaú assim como a relação com investimentos contínuos em TIC.Referências
Bradesco - Banco Brasileiro de Descontos S. A. (2012). Resultados econômicos. São Paulo: Bradesco, 2012. Acessos em: 24 maio 2012; 06 jun. 2012; 11 jul. 2012; 22 ago. 2012, disponível em: http://www.bradesco.com.br.
Febraban - Federação Brasileira das Associações dos Bancos. (2011). O setor bancário em números. São Paulo: FEBRABAN, 2011. Acessos em: 09 nov. 2011; 15 dez. 2011, disponível em: http://www.febraban.com.br.
Febraban - Federação Brasileira das Associações dos Bancos. (2012). O setor bancário em números. São Paulo: FEBRABAN, 2012. Acessos em: 05 jan. 2012; 12 jun. 2012; 02 ago. 2012, disponível em: http://www.febraban.com.br.
Febraban - Federação Brasileira das Associações dos Bancos. (2012). Agências por banco. São Paulo: FEBRABAN, 2012. Acesso em: 05 jan. 2012, disponível em: http://www.febraban.com.br.
Fonseca, C. E. C., Meirelles, F. S., & Diniz, E. H. (2010). Tecnologia bancária no Brasil – Uma história de conquistas, uma visão de futuro. São Paulo: FGV-SP.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas.
Hax, A. C., & Majluf, N. S. (1988). The concept of strategy and strategy formation process. Interfaces, 18(3), 99-109.
Itaú - Banco Itaú Unibanco S.A. (2012). Resultados econômicos. São Paulo: Itaú. Acessos em: 10 jan. 2012; 24 maio 2012; 10 jul. 2012, disponível em: http://www.itau.com.br.
Kenn, P. G. W. (1996). Guia gerencial para a tecnologia da informação: conceitos essenciais e terminologia para empresas e gerentes. Rio de Janeiro: Campus.
Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2007). Blue ocean strategy. New York: Leadership Excellence, 2007.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2007). Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas.
Larangeira, S. M. G. (1997). Reestruturação produtiva no setor bancário: a realidade dos anos 90. Educação & Sociedade, 61(1).
Larangeira, S. M. G. (2001). Reestruturação em bancos e telecomunicações do Brasil: excluídos e beneficiados. Trabajo, género y ciudadanía en los países del cono sur, 2001.
Maçada, A. C. G., & FARIA, F. A. (2011). Impacto dos investimentos em TI no resultado operacional dos bancos brasileiros. Revista de Administração de Empresas (RAE), São Paulo, 51(5), 440-457.
Mallick, S. K., & HO, S. J. (2010). The impact of information technology on the banking industry. Journal of The Operational Research Society, 61(2), 211-221.
Meirelles, F. S., DINIZ, E. H., FONSECA, C. E., & ROXO, G. (2011). Visão de futuro da tecnologia bancária. Panorama do setor bancário e visão do futuro. Anuário Ciab-Febraban da FGV-RAE, v. 1, 42-68.
Meirelles, F. S., & Maia, M. C. (2004). Avaliação, evolução e tendências dos gastos e investimentos em tecnologia de informação dos principais bancos nacionais. Anais do SIMPOI, São Paulo, SP, Brasil, VII.
Mckinsey. (2011). Global Banking Pools. Relatório McKinsey de 2010. Acesso em: 09 nov. 2011. Disponível em: www.mckinsey.com.
Porter, M. E. (1986). Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus.
Porter, M. E. (2001). Strategy and the internet. New York: HBR.
Souza, V. M. (2009). Atividades econômicas, meios geográficos e setores da economia: evolução e retração. Geografia.
Turban, E., Rainer, K., & Potter, R. E. (2007). Introdução a sistemas de informação – Uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Campus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.