Fatores que Influenciam a Aceitação de Tecnologia: a Percepção de Gestores e Funcionários em uma Rede de Restaurantes

Autores

  • Josivania Silva Farias Universidade de Brasília
  • Daniele Meira Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.401

Palavras-chave:

Aceitação, Tecnologia, Utilidade Percebida.

Resumo

Esta pesquisa fundamentou-se nos modelos de aceitação e prontidão à tecnologia e teve como objetivo investigar a aceitação de tecnologia na percepção de gerentes e garçons de restaurantes, categorizando fatores de estímulo ou resistência. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, em que foram entrevistados 15 garçons e cinco gerentes em cinco unidades de uma rede de restaurantes, durante o primeiro trimestre de 2012. Verificou-se que a facilidade de uso percebida, a utilidade percebida, as normas subjetivas, a qualidade percebida dos resultados e a relevância para o trabalho se configuram como fatores de estímulo à aceitação de tecnologia e que os sujeitos relacionam a qualidade percebida dos resultados e a relevância da tecnologia para o trabalho à utilidade percebida, conforme aludido por Venkatesh e Davis (2000). Propõe-se, por fim, uma agenda de pesquisa que aborde os impactos sociais da tecnologia na vida dos usuários, os quais podem favorecer ou não sua aceitação.

Biografia do Autor

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília

Doutora em Administração. Professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB). áreas: Inovação, Marketing, Estratégia.

Daniele Meira Borges, Universidade de Brasília

Graduanda em Administração pela Universidade de Brasília – UnB

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

Farias, J. S., & Borges, D. M. (2012). Fatores que Influenciam a Aceitação de Tecnologia: a Percepção de Gestores e Funcionários em uma Rede de Restaurantes. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 141–167. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.401

Edição

Seção

ARTIGO