Fatores que Influenciam a Aceitação de Tecnologia: a Percepção de Gestores e Funcionários em uma Rede de Restaurantes

Autores/as

  • Josivania Silva Farias Universidade de Brasília
  • Daniele Meira Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.401

Palabras clave:

Aceitação, Tecnologia, Utilidade Percebida.

Resumen

Esta pesquisa fundamentou-se nos modelos de aceitação e prontidão à tecnologia e teve como objetivo investigar a aceitação de tecnologia na percepção de gerentes e garçons de restaurantes, categorizando fatores de estímulo ou resistência. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, em que foram entrevistados 15 garçons e cinco gerentes em cinco unidades de uma rede de restaurantes, durante o primeiro trimestre de 2012. Verificou-se que a facilidade de uso percebida, a utilidade percebida, as normas subjetivas, a qualidade percebida dos resultados e a relevância para o trabalho se configuram como fatores de estímulo à aceitação de tecnologia e que os sujeitos relacionam a qualidade percebida dos resultados e a relevância da tecnologia para o trabalho à utilidade percebida, conforme aludido por Venkatesh e Davis (2000). Propõe-se, por fim, uma agenda de pesquisa que aborde os impactos sociais da tecnologia na vida dos usuários, os quais podem favorecer ou não sua aceitação.

Biografía del autor/a

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília

Doutora em Administração. Professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB). áreas: Inovação, Marketing, Estratégia.

Daniele Meira Borges, Universidade de Brasília

Graduanda em Administração pela Universidade de Brasília – UnB

Publicado

2012-12-04

Cómo citar

Farias, J. S., & Borges, D. M. (2012). Fatores que Influenciam a Aceitação de Tecnologia: a Percepção de Gestores e Funcionários em uma Rede de Restaurantes. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 141–167. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.401