Fatores que Influenciam a Aceitação de Tecnologia: a Percepção de Gestores e Funcionários em uma Rede de Restaurantes
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.401Palabras clave:
Aceitação, Tecnologia, Utilidade Percebida.Resumen
Esta pesquisa fundamentou-se nos modelos de aceitação e prontidão à tecnologia e teve como objetivo investigar a aceitação de tecnologia na percepção de gerentes e garçons de restaurantes, categorizando fatores de estímulo ou resistência. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, em que foram entrevistados 15 garçons e cinco gerentes em cinco unidades de uma rede de restaurantes, durante o primeiro trimestre de 2012. Verificou-se que a facilidade de uso percebida, a utilidade percebida, as normas subjetivas, a qualidade percebida dos resultados e a relevância para o trabalho se configuram como fatores de estímulo à aceitação de tecnologia e que os sujeitos relacionam a qualidade percebida dos resultados e a relevância da tecnologia para o trabalho à utilidade percebida, conforme aludido por Venkatesh e Davis (2000). Propõe-se, por fim, uma agenda de pesquisa que aborde os impactos sociais da tecnologia na vida dos usuários, os quais podem favorecer ou não sua aceitação.Descargas
Publicado
2012-12-04
Cómo citar
Farias, J. S., & Borges, D. M. (2012). Fatores que Influenciam a Aceitação de Tecnologia: a Percepção de Gestores e Funcionários em uma Rede de Restaurantes. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 141–167. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.401
Número
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ARTIGO
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Derechos de autor 2012 Revista Gestão & Tecnologia
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