Os Desafios da Transformação Digital em Empresas do Agronegócio Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3102

Palavras-chave:

Transformação Digital (TD), Tecnologia de Informação (TI), Agronegócio, Desafios

Resumo

Objetivo do estudo: Entender quais são os desafios da transformação digital (TD) que as empresas do agronegócio brasileiro enfrentam, assim como os desafios que se colocam às áreas de TI nesta jornada de transformação dessas empresas.

Metodologia/abordagem: Foi aplicado um método qualitativo de natureza exploratória e abdutiva. Foram conduzidas 18 entrevistas em 16 empresas de médio porte desse importante setor econômico brasileiro, e de natureza, indústrias e segmentos diversificados.

Originalidade/relevância: Por ser o Brasil um dos maiores players agrícolas mundiais, para que as empresas do agronegócio possam garantir sua capacidade de produção com sustentabilidade, cabe a modernização, digitalização e inovação (TD) em toda a cadeia de produção da agroindústria. Adicionalmente, o estudo buscou explicações para entender os desafios das áreas de TI dessas empresas.

Principais resultados: Os resultados revelam os desafios distintos nos processos de TD do campo e da indústria que as empresas do agronegócio brasileiro enfrentam, além de adversidades enfrentadas pelas áreas de TI nas respectivas empresas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo oferece uma visão de como os desafios da TD se dão em mercados emergentes como o Brasil, onde o ambiente de negócios é mais turbulento, face a fatores limitantes como: infraestrutura de telecomunicações; complexidade do sistema tributário; riscos sobre segurança da informação; proteção de dados; escassez de talentos e baixos níveis de educação, inclusive a digital. O estudo também revela como as tecnologias digitais têm afetado a dinâmica da ciência de IS (Information Systems), em decorrência do ritmo de mudanças – como arquitetura, desempenho, capacidade, flexibilidade e adaptabilidade.

Palavras-chave: Transformação Digital (TD), Tecnologia de Informação (TI), Agronegócio, Desafios.

Biografia do Autor

Vainer Tadeu Munhoz, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília (1995), MBA pelo Coppead na URFJ e mestrado em Administração - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2021). Atualmente é diretor de serviços de tecnologia - GARTNER DO BRASIL S/C LTDA. Tem experiência na área de Administração, Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Fábio Campos Tescari, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Doutor, aprovado com distinção, e mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo / Fundação Getulio Vargas) na linha de pesquisa de Gestão de Operações e Competitividade. Doutorado sanduíche na Nottingham Trent University (Reino Unido) entre outubro/2014 e janeiro/2015. Bolsista da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1991) e MBA em Gestão de Empresas com especialização em Comunicação pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (2005). Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (1994). Atua como professor no Insper, nas áreas de Operações e Supply Chain.

André Luís de Castro Moura Duarte, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007). Atualmente é professor tempo integral adjunto do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Foi professor da EAESP - FGV, da ESPM e da FEI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de operações, operações de serviços, teoria das restrições, gestão da cadeia de suprimentos e gestão da qualidade.

Carla Ramos, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Possui doutorado em Management pela School of Management da University of Bath, UK (2009), mestrado em Gestão Empresas - Especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal (2002), e graduação em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Portugal. (1997). Entre Janeiro e Julho de 2009, foi pesquisadora de pós-doutorado na Manchester Business School (MBS), UK, e nos dois anos e meio seguintes ocupou essa mesma posição na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Este segunda posição de pesquisadora de pós-doutorado foi um projeto conjunto entre a FEP e a MBS.Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em business-to-business marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: salesforce, service infusion, business networks, supply networks, network pictures e sense-making, business relationships, business models, e science and technology parks. Publica em revistas científicas internacionais na área de marketing, como o Journal of the Academy of Marketing Science (ABS4*), International Journal of Research in Marketing (ABS4), o Industrial Marketing Management (ABS3), o European Journal of Marketing (ABS3), o Journal of Business Research (ABS3), o Journal of Business and Industrial Marketing (ABS2), e o Journal of Personal Selling and Sales Management (ABS2). A Carla tem estado envolvida ativamente, como participante ou coordenadora, em vários projetos internacionais ao longo da última década, vários deles financiados por organizações de fomento à pesquisa nacionais e internacionais (por exemplo, a British Academy, Fundação para a Ciência e Tecnologia, FAPESP e CNPq). Após ensinar em tempo integral por 6 anos várias disciplinas na área de administração (nível da graduação) na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1997-2003), ela lecionou entre 2009-2012 ao nível de mestrado na FEP, e ao nível de MBA na MBS. Mais tarde ocupou por um ano e meio uma posição de full-time Lecturer in Marketing na MBS (2012-2013). Integrou o INSPER em 2013 como Professora Assistente de Marketing em tempo integral, onde leciona ao nível da graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu) e desenvolve pesquisa na área de marketing. É desde Janeiro de 2022, Professora Associada de Marketing em tempo integral no Insper.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Munhoz, V. T., Campos Tescari, F., de Castro Moura Duarte, A. L., & Ramos, C. (2025). Os Desafios da Transformação Digital em Empresas do Agronegócio Brasileiro. Revista Gestão & Tecnologia, 25(3), 286–313. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3102

Edição

Seção

ARTIGO