The Evolving Role of Export Promotion Agencies (EPAS) in Internationalization Ecosystems: from governmental support to Pivotal Helix

From Governmental Support to Pivotal Helix

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3086

Palavras-chave:

Internationalization Ecosystem Framework (INTE-E); Export Promotion Agencies; Pivotal Helix; Sustainable Development Goals (SDGs); ApexBrasil.

Resumo

Objetivos: Esta pesquisa avalia o papel institucional crítico das agências de promoção de exportações (EPAs) nos ecossistemas de internacionalização, com foco na ApexBrasil no contexto brasileiro. Analisa como essas agências promovem o crescimento econômico sustentável, melhoram a competitividade exportadora e integram empresas às cadeias globais de valor, alinhando-se a metas econômicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como trabalho decente, inovação e resiliência. Metodologia: A abordagem qualitativa incluiu revisão sistemática da literatura e análise de conteúdo e temática para explorar o papel da ApexBrasil nos ecossistemas brasileiros de internacionalização. Entrevistas semiestruturadas com nove representantes da ApexBrasil, analisadas de forma dedutiva e indutiva, identificaram novas macrocategorias e dimensões empíricas, contribuindo para o avanço dos modelos teóricos sobre o papel institucional das EPAs. Relevância / originalidade: Com base no Modelo de Ecossistemas de Internacionalização (INT-E), o estudo posiciona as EPAs como "hélices pivotais." Ao analisar o papel da ApexBrasil na conexão entre stakeholders, apresenta uma perspectiva inovadora sobre como essas agências fortalecem o comércio global e promovem os ODS por meio do crescimento econômico e da inovação industrial. Resultados principais: As EPAs atuam como "hélices pivotais," otimizando ecossistemas de internacionalização com alianças estratégicas, transferência de conhecimento e apoio local. Ao ampliar o conceito da tríplice hélice e reforçar interações entre universidade, indústria e governo, as EPAs fomentam o crescimento econômico, impulsionam a inovação e fortalecem redes globais de comércio, alinhando-se aos ODS.

Biografia do Autor

João Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Ciências Administrativas - UFRN

Diogo de Menezes Cortes Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Leandro Trigueiro Fernandes, Universidade Potiguar - UnP Ânima

Doutorado em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Potiguar - UnP Ânima

Referências

Adner, R. (2017). Ecosystem as structure: an actionable construct for strategy. Journal of Management. 43(1), 39-58. https://doi.org/10.1177/0149206316678451

Alcaraz, J., & Zamilpa, J. (2017). Latin American governments in the promotion of outward FDI. Transnational Corporations, 24(2), 91-108. https://doi.org/10.18356/d6db0eab-en

ApexBrasil (2020a). ApexBrasil: relatório de gestão. Retrieved from: https://click.apexbrasil.us/RelatorioGestao-2020

ApexBrasil (2020b). ApexBrasil: strategic report - 2020-2023. Retrieved from: https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/

Baier-Fuentes, H., Guerrero, M., and Amorós, J.E. (2021). Does triple helix collaboration matter for the early internationalisation of technology-based firms in emerging Economies? Technological Forecasting and Social Change, 163, 120439. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120439

Bianchi, C. G., & Figueiredo, J. C. B. (2017). Construção de políticas para melhoria do processo de internacionalização da arquitetura no Brasil: caso Apex-Brasil. Revista de Políticas Públicas, 21(1),177-198. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n1p177-197

Boyatzis, R. E. (1998). Transforming qualitative information: Thematic analysis and code development. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc.

Camozzi, F., Sacomano Neto, M., & Camargo, S. H. C. R. V. (2014). Estudo exploratório sobre os ganhos e dificuldades coletivas à exportação das empresas metal-mecânicas do arranjo produtivo local do álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, 16(3), 388-403. https://doi.org/10.22004/ag.econ.262743

Cha, H., Kotabe, M., Wu, J. (2023). Reshaping Internationalization Strategy and Control for Global E-Commerce and Digital Transactions: A Hayekian Perspective Management International Review, 63, 161–192. https://doi.org/10.1007/s11575-022-00494-x

Champenois, C., Etzkowitz, H., (2018). From boundary line to boundary space: the creation of hybrid organisations as a Triple Helix micro-foundation. Technovation, 76–77, 28–39. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2017.11.002

Costa, J. F. Jr, Cavalcanti, J. M. M., Fernandes, L. T., & de Araújo, A. G. (2022). A research agenda proposal on the influence of ApexBrasil on export, internationalisation and foreign trade. Internext, 17(3). https://doi.org/10.18568/internext.v17i3.663

Costa, J. F. Jr. (2023) Studies on Internationalisation Ecosystems: Research Agenda, Conceptual Framework and Strategic Alliances. [Doctoral Thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte], Repositório Institucional – UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/57852

Costa, J. F. Jr., Calazans, D. L. M. e S., Andrade, A. P. V. de, & Araújo, A. G. de. (2024a). Internationalization Ecosystems: A Framework Proposal for the International Business Theory. Internext, 19 (2). https://doi.org/10.18568/internext.v19i2.787

Costa, J. F. Jr. Calazans, D. L. M., & Araújo, A. G. de. (2024b). Internationalization ecosystems: a systematic literature review in search of a new theoretical framework. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 23(3), e25609. https://doi.org/10.5585/2024.25609

Costa, J. F. Jr.; Cabral, E. L. S.; Araújo, A. G. (2023). Internationalization Barriers Faced by Technology-Based Small and Medium Enterprises. Administração de Empresas em Revista. 2(32), p. 232-253.

Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th ed.). Los Angeles: SAGE.

Cruz, M., Bussolo, M., & Iacovone, l. (2018). Organizing knowledge to compete: Impacts of capacity building programs on firm organization. Journal of International Economics, 111, 1-20. https://doi.org/10.1016/j.jinteco.2017.12.001

DasGupta, R., Kumar, S. and Pathak, R. (2022), Multinational enterprises’ internationalization and adoption of sustainable development goal, International Journal of Managerial Finance, 18 (4), p. 617-638. https://doi.org/10.1108/IJMF-09-2021-0416

Dornelas, B. F., & Carneiro, J. M. T. (2018). A multi-perspective examination of export promotion programs: the case of PEIEX by APEX-Brasil. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 17(2), 50-61. https://doi.org/10.5585/riae.v17i2.2562

Farias, J. S., & Miranda, L. M. S. (2016). Ações coletivas para a promoção de exportações do setor apícola brasileiro: o caso da associação ABEMEL. Revista Economia & Gestão, 16(42), 116-137. https://doi.org/10.5752/p.1984-6606.2016v16n42p116

Ferreira, J.J.M., Fernandes, C.I., Veiga, P. M. (2023). The role of entrepreneurial ecosystems in the SME internationalization. Journal of Business Research. 157, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.113603

Guest, G., MacQueen, K., & Namey, E. (2012). Introduction to applied thematic analysis. In Guest G., MacQueen K. M., & Namey, E. E. (ed.), Applied thematic analysis (pp. 3–20). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.

Hewett, K., Hult, G. T. M., Mantrala, M. K., Nim, N., and Pedada, K. (2022). Cross-border marketing ecosystem orchestration: A conceptualization of its determinants and boundary conditions. International Journal of Research in Marketing, 39(2), 619-638. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2021.09.003

Hult, G.T.M., Gonzalez-Perez, M.A., Lagerström, K. (2020). The theoretical evolution and use of the Uppsala Model of internationalization in the international business ecosystem. Journal of International Business Studies, 51, 38-49. https://doi.org/10.1057/s41267-019-00293-x

Ikram, A., Su, Q., Fiaz, M., and Rehman, R.U. (2018). Cluster strategy and supply chain management: The road to competitiveness for emerging economies. Benchmarking: An International Journal, 25(5), 1302-1318. https://doi.org/10.1108/BIJ-06-2015-0059

Knight, G. A., & Liesch, P. W. (2016). Internationalization: From incremental to born global. Journal of World Business, 51(1), 93-102. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2015.08.011

Kuberska, D., & Mackiewicz, M. (2022). Cluster Policy in Poland: Failures and Opportunities. Sustainability. 14(3), 1262. https://doi.org/10.3390/su14031262

Leonidou, L. C., Palihawadana, D., & Theodosiou, M. (2011). National export-promotion programs as drivers of organizational resources and capabilities: effects on strategy, competitive advantage, and performance. Journal of International Marketing, 19(2), 1-29. https://doi.org/10.1509%2Fjimk.19.2.1

Leydesdorff, L. (2012). The Triple Helix, Quadruple Helix, …, and an N-Tuple of Helices: Explanatory Models for Analyzing the Knowledge-Based Economy? Journal of Knowledge Economy. 3, 25–35. https://doi.org/10.1007/s13132-011-0049-4

Lima, G. B. L. B., & Carvalho, D. T. (2012). Evolution of export consortia in Brazil (2002-2008): an exploratory study. REGE Revista de Gestão, 19(2), 183-200. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49877

Lourenção, M. T. A., & Giraldi, J. M. E. (2015). Processo de desenvolvimento e gestão de marcas setoriais: uma análise da marca Brazil Gems and Jewelry. Revista de Administração da Unimep, 13(3), 125-153. https://doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v13n3p125-153

Monticelli, J. M., Calixto, C. V., Vasconcellos, S. L., & Garrido, I. L. (2017). The influence of formal institutions on the internationalization of companies in an emerging country. Review of Business Management, 19(65), 358-374. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3040

Monticelli, J., de Vasconcellos, S., & Garrido, I. (2017). Political perspectives of relationship networks to internationalization of firms in an emerging economy. Internext, 12(2), 74-89. https://doi.org/10.18568/1980-4865.12274-89

Musso, F. and Francioni, B. (2015). Agri-Food Clusters, Wine Tourism and Foreign Markets: The Role of Local Networks for SME's Internationalization. Procedia Economics and Finance, 27, 334-343. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(15)01004-7

Nambisan, S., Zahra, S.A., and Luo, Y. (2019). Global platforms and ecosystems: Implications for international business theories. Journal of International Business Studies, 50(9), 1464-1486. https://doi.org/10.1057/s41267-019-00262-4

Palma, E. P., Gomes, C. M., Kneipp, J. M., & Rosa, L. A. B. (2014). Estratégias de negócios sustentáveis e desempenho exportador: uma análise em empresas do setor de gemas e joias. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 16(50), 25-42. https://doi.org/10.7819/rbgn.v16i50.1456

Parente, R.C., Geleilate, J.-M.G., Rong, K. (2018). The Sharing Economy Globalization Phenomenon: A Research Agenda. Journal of International Management, 24(1), 52-64. https://doi.org/10.1016/j.intman.2017.10.001

Prokopenko, O.; Eremenko, Y.; Omelyanenko, V. (2014). Role of International Factor in Innovation Ecosystem Formation. Economic Annals-XXI. 3-4(2), 4-7.

Ribeiro, J., Figueiredo, A., & Forte, R. (2020). Export promotion programs: differences between advanced and emerging economies. Journal of East-West Business, 26(3), 213-234. https://doi.org/10.1080/10669868.2019.1704338

Roig, A.; Sun-Wang, J.L.; Manfredi-Sánchez, J.-L. (2020). Barcelona’s science diplomacy: towards an ecosystem-driven internationalization strategy. Humanities and Social Sciences Communications, 7(1), 1-9. https://doi.org/10.1057/s41599-020-00602-y

Shen, S.; Venaik, S.; Liesch, P. (2024). A novel model linking UN SDGs with international experience and firm performance. International Business Review, 33 (5), 102170. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2023.102170

United Nations (2024). The Sustainable Development Goals Report. New York: United Nations Publication. Retrieved from: https://unstats.un.org/sdgs/report/2024/The-Sustainable-Development-Goals-Report-2024.pdf

van Schijndel, L. (2019). TCKF-Connect: A cross-disciplinary conceptual framework to investigate internationalization within the context of entrepreneurial ecosystems. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 5(2), 1-16. https://doi.org/10.3390/joitmc5020028

Zahoor, N., Al-Tabbaa, O., Khan, Z., Wood, G.(2020). Collaboration and Internationalization of SMEs: Insights and Recommendations from a Systematic Review. International Journal of Management Reviews, 22(4), 727-456 https://doi.org/10.1111/ijmr.12238

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Costa, J., Cortes Bezerra, D. de M., & Trigueiro Fernandes, L. (2025). The Evolving Role of Export Promotion Agencies (EPAS) in Internationalization Ecosystems: from governmental support to Pivotal Helix: From Governmental Support to Pivotal Helix. Revista Gestão & Tecnologia, 25(3), 119–148. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2025.v25i3.3086

Edição

Seção

ARTIGO