Corrupção e inovação sustentável: influências nos níveis das práticas sustentáveis na Europa
INFLUENCES ON THE LEVELS OF SUSTAINABLE PRACTICES IN EUROPE
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.2958Resumo
Objetivo do trabalho: Identificar se o nível de corrupção nos países atrelados à inovação sustentável influencia no nível das práticas sustentáveis.
Metodologia/abordagem: Este estudo emprega uma abordagem quantitativa, utilizando dados secundários de várias fontes, incluindo Flash Eurobarometer 486 (2020) e Banco Mundial (2022), para analisar 16.165 mil empresas de 34 países do continente europeu, através de análise de regressão multinível, utilizando-se do software SPSS versão 26.0.
Originalidade/ relevância: Diante das descobertas, percebe-se que políticas e estratégias para redução da corrupção, fortalecimento de instituições públicas e privadas e investimento em práticas sustentáveis são importantes para fomentar estratégias empresariais sustentáveis, promover vantagens competitivas e melhorias ambientais e sociais.
Principais resultados: O estudo sugere que as práticas sustentáveis são influenciadas tanto pela corrupção quanto pelas inovações sustentáveis, com a corrupção atuando como um impedimento às práticas sustentáveis, enquanto a inovação influencia positivamente sua implementação.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo apresenta uma nova abordagem para analisar a relação entre corrupção, inovação e práticas sustentáveis na Europa em diferentes países e empresas, com base em fundamentos empíricos.
Palavras-chave: Corrupção; Inovação sustentável; Práticas sustentáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.