Compreendendo o uso das avaliações online no processo decisório

Autores

  • Daiane Lindner Radons Universidade Federal de Santa Maria / Universidade Federal da Fronteira Sul http://orcid.org/0000-0003-3545-0741
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.2718

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Processo Decisório, Comércio Social

Resumo

Objetivo: O estudo tem como objetivo verificar se as avaliações online são consideradas pelos consumidores durante o processo de decisão de compra de diferentes produtos.

Metodologia: Desenvolveu-se um quase-experimento com duas tarefas experimentais, a reserva de um hotel e a aquisição de um televisor, em sites fictícios que simulavam o ambiente de comércio social. O comportamento de atenção visual dos participantes foi analisado por meio da técnica de eye tracking, que fornece subsídios para a compreensão do processamento da informação.

Originalidade: Os achados demonstram como as avaliações de outros consumidores influenciam a tomada de decisão dos indivíduos, ampliando a compreensão sobre a busca e o processamento de informações no ambiente online a partir do desenvolvimento de tarefas experimentais que contaram com o rastreamento ocular do participante.

Principais resultados: As análises descritivas e os mapas de calor demonstraram que as avaliações online foram o critério de decisão mais considerado durante as tarefas. A realização do teste de Mann-Whitney indicou que os indivíduos altamente envolvidos com hotel e expostos à mais informações tendem a se dedicar ao processamento sistemático de informações.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo fornece uma base para futuras investigações sobre comércio social, aprofundando a compreensão do conceito de processo decisório no ambiente online.

Contribuições para a gestão: O planejamento e o desenvolvimento de sites e de mídias sociais que priorizem a apresentação das recomendações.

Palavras-chave: Avaliações; Comércio Social; Processo Decisório.

Biografia do Autor

Daiane Lindner Radons, Universidade Federal de Santa Maria / Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora, mestre e bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Assistente em Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

 

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. 

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Radons, D. L., Löbler, M. L., & Visentini, M. S. (2024). Compreendendo o uso das avaliações online no processo decisório. Revista Gestão & Tecnologia, 24(5), 10–38. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i5.2718

Edição

Seção

ARTIGO