Coopetição e desempenho de aglomerações e suas empresas: estudo em Shopping Centers

Autores

  • João Vitor Brasil Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joice Denise Schäfer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valdirene Gasparetto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2405

Palavras-chave:

Competição, Cooperação, Coopetição, Aglomerações, Desempenho.

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi identificar o impacto da coopetição no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas lojas.

Metodologia/abordagem: Realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 lojas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais.

Originalidade/Relevância: Embora aglomerações como shoppings centers sejam locais de ocorrência constante de coopetição, poucas pesquisas têm analisado esse fenômeno neste contexto. Dito isso, o estudo das relações de competição e cooperação concomitantemente pode auxiliar a compreensão de como diferentes níveis de coopetição podem afetar o desempenho.

Principais resultados: Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as lojas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das lojas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as lojas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribuiu para a literatura sobre coopetição ao evidenciar que o ajuste no nível de cooperação entre as lojas de um aglomerado é relevante para o desempenho individual dessas organizações.

Contribuições para a gestão: Iniciativas desenvolvidas pela administração das aglomerações devem ser planejadas de forma a não sacrificar o desempenho das lojas nelas instaladas, em prol dos seus próprios resultados, já que no longo prazo esta dinâmica é insustentável.

Biografia do Autor

João Vitor Brasil Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina

Joice Denise Schäfer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade e doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

Rocha, J. V. B., Schäfer, J. D., & Gasparetto, V. (2023). Coopetição e desempenho de aglomerações e suas empresas: estudo em Shopping Centers. Revista Gestão & Tecnologia, 23(2), 105–128. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2023.v23i2.2405

Edição

Seção

ARTIGO