Ações tomadas por grandes empresas varejistas diante de um cenário de ameaças e incertezas decorrentes do covid-19 e o comércio eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i4.2272Palavras-chave:
Comércio eletrônico, Crise, COVID-19, Fator Contingencial, InovaçãoResumo
Objetivo: Identificar sob as luzes da teoria contingencial quais foram as ações tomadas por grandes empresas varejistas, com o intuito de manter o funcionamento dos seus negócios, frente a um cenário de pandemia provocada pelo COVID-19.
Método: A pesquisa foi descritiva com métodos qualitativos. A coleta dos dados se deu através dos documentos disponibilizados para o investidor, obtidos no website das empresas selecionadas. O período analisado compreende os meses de janeiro a agosto de 2020.
Originalidade/Relevância: O presente trabalho amplia a discussão sobre as contingências em específico a contingente ambiente e tecnologia no cenário empresarial e como as organizações lidam com elas em momentos de crise.
Resultados: O presente trabalho encontrou evidências de que o cenário de pandemia fortaleceu e canalizou esforços para que as organizações elevassem os seus trabalhos e a sua forma de atuação para outro nível com o auxílio dos recursos tecnológicos a inovação se tornou item fundamental para a perpetuidade das organizações no ambiente que se encontram inseridas.
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do estudo reforça a significância da teoria, relacionando os aspectos Ambiente e Tecnologia com as circunstâncias pela qual os empresários se depararam, revelando o quão sensíveis estão suas empresas aos ambientes internos e externos.Referências
Andrade, M. C. F., & Silva, N. G. (2017). O comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 7(1), 98-111.
Anttila, J., & Jussila, K. (2013). An advanced insight into managing business processes in practice. Total Quality Management & Business Excellence, 24(7-8), 918-932.
Aragón-Correa, J. A., & Sharma, S. (2003). A contingent resource-based view of proactive corporate environmental strategy. Academy of management review, 28(1), 71-88.
Barreto, L., Pereira, V., & Penedo, A. (2021). Impacto dos Investimentos em Tecnologia sobre a Rentabilidade do Setor Bancário Brasileiro. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 13(1).
Barrichello, A., Scabim Morano, R., D'Acosta Rivéra, J. R., & Jacomossi, R. R. (2016). Intenção de recompra on-line e seus determinantes: uma perspectiva brasileira. Revista Gestão & Tecnologia, 16(2).
Botelho, D., & Guissoni, L. (2016). Varejo: competitividade e inovação. Revista de Administração de Empresas, 56, 596-599.
Bueren, I. M., & Fiorentin, M. (2014). Influência de Fatores Contingenciais nos Atributos do Sistema de Contabilidade Gerencial: um estudo em empresas têxteis do Estado do Rio Grande do Sul. Revista de Ciências da Administração, 16(38), 196-212.
Brzozowski, J., & Cucculelli, M. (2016). Proactive and reactive attitude to crisis: evidence from European firms. Entrepreneurial Business and Economics Review, 4(1), 181.
Bulgacov, S., de Azevedo, A. C., de Bulgacov, Y. L. M., & da Silva Rosadas, L. A. (2006). A Implantação do Comércio Eletrônico e seus efeitos sobre os processos e os conteúdos estratégicos das empresas. Revista de Administração FACES Journal.
Businessinsider (s.d.) [2021] Disponível em https://www.businessinsider.com/global-ecommerce-2020-report.> Acesso em 21 de fevereiro de 2021
Camillo, G., de Vasconcellos, S., & Amal, M. (2020). Capacidades Digitais: Uma Revisão Bibliométrica. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 12(3), 483-510.
Carvalho, J. L. G., & Toledo, G. L. (2021). Novo Constructo de Gerenciamento da Experiência Ampliada do Cliente: Integração dos Ambientes Off-Line e On-Line. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 13(2), 203-229.
Chenhall, R. H. (2003). Management control systems design within its organizational context: findings from contingency-based research and directions for the future. Accounting, organizations and society, 28(2-3), 127-168.
Diniz, E. H. (1999). Comércio eletrônico: fazendo negócios por meio da internet. Revista de Administração Contemporânea, 3, 71-86.
Duran, C. V., & Borges, C. (2018). Enfrentando a crise financeira: como constrangimentos jurídicos causaram a fragmentação institucional do poder monetário brasileiro no pós-2008. Revista Direito GV, 14, 450-491.
D'Aveni, R. A., & MacMillan, I. C. (1990). Crisis and the content of managerial communications: A study of the focus of attention of top managers in surviving and failing firms. Administrative science quarterly, 634-657.
Espejo, M. M. D. S. B. (2008). Perfil dos atributos do sistema orçamentário sob a perspectiva contingencial: uma abordagem multivariada (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Gil, A. C. (2008) Como elaborar projetos de pesquisa, 4. São Paulo: Atlas.
Fabregá, M. B., & Nicolau, A. R. (2016). Emprendimiento y supervivencia empresarial en época de crisis: El caso de Barcelona. Intangible Capital, 12(1), 95-120.
Ferreira Junior, R. R., & Santa Rita, L. P. (2020). Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas. Cadernos De Prospecção, 13(2 COVID-19), 459.
Gorla, M. C., & Lavarda, C. E. F. (2012). Teoria da contingência e pesquisa contábil. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, 3(2).
Guerreiro, R., Pereira, C. A., & Rezende, A. J. (2020). Em busca do entendimento da formação dos hábitos e das rotinas da contabilidade gerencial: um estudo de caso. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 7, 78-101.
Guerreiro, A. S. (2006). Análise da Eficiência de Empresas de Comércio Eletrônico usando Técnicas da Análise Envoltória de Dados (Doctoral dissertation, PUC-Rio).
Hung, R. Y. Y. (2006). Business process management as competitive advantage: a review and empirical study. Total quality management & business excellence, 17(1), 21-40.
Jung, C., Foege, J. N., & Nüesch, S. (2020). Cash for contingencies: how the organizational task environment shapes the cash-performance relationship. Long Range Planning, 53(3), 101885.
Kach, A., Busse, C., Azadegan, A., & Wagner, S. M. (2016). Maneuvering through hostile environments: How firms leverage product and process innovativeness. Decision Sciences, 47(5), 907-956.
Kinsta (s.d) [2021]. Disponível em: https://kinsta.com/pt/blog/estatisticas-do-ecommerce/> Acesso em 21 de fevereiro de 2021
Lana, R. M., Coelho, F. C., Gomes, M. F. D. C., Cruz, O. G., Bastos, L. S., Villela, D. A. M., & Codeço, C. T. (2020). Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, 36, e00019620.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2011). Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Löfsten, H., & Lindelöf, P. (2005). Environmental hostility, strategic orientation and the importance of management accounting—an empirical analysis of new technology-based firms. Technovation, 25(7), 725-738.
Ma, X., Yiu, D. W., & Zhou, N. (2014). Facing global economic crisis: Foreign sales, ownership groups, and corporate value. Journal of World Business, 49(1), 87-100.
Nakamura, A. M. (2011). Comércio eletrônico riscos nas compras pela internet. São Paulo: Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
Nandakumar, M. K., Ghobadian, A., & O'Regan, N. (2010). Business‐level strategy and performance: The moderating effects of environment and structure. Management Decision.
Ortigoza, S. A. G. (2010). Paisagens do consumo: São Paulo, Lisboa, Dubai e Seul. Cultura Acadêmica.
Otley, D. T. (1980). The contingency theory of management accounting: achievement and prognosis. In Readings in accounting for management control (pp. 83-106). Springer, Boston, MA.
Pearson, C., & Clair, J. (1998) Reframing Crisis Management. The Academy of Management Review, 23(1), 59-76.
Prajogo, D. I., & Oke, A. (2016). Human capital, service innovation advantage, and business performance: The moderating roles of dynamic and competitive environments. International Journal of Operations & Production Management.
Richardson, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Rodrigues, A. J. (2011). Metodologia científica, 4. Aracaju: Unit.
Sia, C. L., Teo, H. H., Tan, B. C., & Wei, K. K. (2004). Effects of environmental uncertainty on organizational intention to adopt distributed work arrangements. IEEE Transactions on Engineering Management, 51(3), 253-267.
Simangunsong, E., Hendry, L. C., & Stevenson, M. (2016). Managing supply chain uncertainty with emerging ethical issues. International Journal of Operations & Production Management.
Torres, C. (2018). A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora.
Tsai, J. Y., Raghu, T. S., & Shao, B. B. (2013). Information systems and technology sourcing strategies of e-Retailers for value chain enablement. Journal of Operations Management, 31(6), 345-362.
Tsekouropoulos, G., Andreopoulou, Z., Koliouska, C., Koutroumanidis, T., & Batzios, C. (2013). Internet functions in marketing: multicriteria ranking of agricultural SMEs websites in Greece. Agrárinformatika/journal of agricultural informatics, 4(2), 22-36.
Volberda, H. W., Van Der Weerdt, N., Verwaal, E., Stienstra, M., & Verdu, A. J. (2012). Contingency fit, institutional fit, and firm performance: A metafit approach to organization–environment relationships. Organization Science, 23(4), 1040-1054.
Xue, J., Zeng, S., Meng, X., & Peng, Y. (2018). Does risk‐taking promote new product development performance? An environmental dynamism perspective. Asia‐Pacific Journal of Financial Studies, 47(3), 381-400.
Zhang, M., Tse, Y. K., Dai, J., & Chan, H. K. (2017). Examining green supply chain management and financial performance: roles of social control and environmental dynamism. IEEE Transactions on Engineering Management, 66(1), 20-34.
Zhuang, C. Y., Chen, G. H., & Wang, L. L. (2019). Internet resources and organizational knowledge creation: Role of environmental dynamism. Journal of the Operations Research Society of China, 7(2), 337-354.
Zhu, J. D. (2014). Effect of resale on optimal ticket pricing: Evidence from Major League Baseball tickets. Working paper, Texas A&M University.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.