O Desenvolvimento de Competências para Inovação Tecnológica e Organizacional

Autores

  • Nágila Melissa Ferreira Jacinto
  • Adriane Vieira

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i2.217

Resumo

A gestão de competências pode ser classificada como uma prática de motivação e valorização dos indivíduos, que privilegia o desempenho esperado e medido. Nos últimos anos, tornou-se parte integrante das estratégias organizacionais, tendo em vista o aumento da produtividade e da competitividade. O objetivo da pesquisa realizada foi descrever como o modelo de gestão por competências articula-se às diretrizes estratégicas de uma organização e contribui para o sucesso da implantação das inovações tecnológicas. A empresa escolhida para a realização da investigação é do tipo familiar. Através do método de estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva, foram entrevistados dez funcionários de três níveis hierárquicos, das áreas: administrativa e de produtos e serviços. A pesquisa evidenciou que conhecimentos, habilidades e atitudes foram desenvolvidos para dar suporte às diretrizes estratégicas, reavaliadas e reformuladas a cada dois anos. Para a empresa, o desenvolvimento de competências funcionais é um processo de aprendizagem coletiva, que garante o sucesso da implantação das constantes inovações tecnológicas.

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Publicado

2010-10-25

Como Citar

Jacinto, N. M. F., & Vieira, A. (2010). O Desenvolvimento de Competências para Inovação Tecnológica e Organizacional. Revista Gestão & Tecnologia, 8(2), 1–18. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i2.217

Edição

Seção

ARTIGO