O Desenvolvimento de Competências para Inovação Tecnológica e Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i2.217Resumo
A gestão de competências pode ser classificada como uma prática de motivação e valorização dos indivíduos, que privilegia o desempenho esperado e medido. Nos últimos anos, tornou-se parte integrante das estratégias organizacionais, tendo em vista o aumento da produtividade e da competitividade. O objetivo da pesquisa realizada foi descrever como o modelo de gestão por competências articula-se às diretrizes estratégicas de uma organização e contribui para o sucesso da implantação das inovações tecnológicas. A empresa escolhida para a realização da investigação é do tipo familiar. Através do método de estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva, foram entrevistados dez funcionários de três níveis hierárquicos, das áreas: administrativa e de produtos e serviços. A pesquisa evidenciou que conhecimentos, habilidades e atitudes foram desenvolvidos para dar suporte às diretrizes estratégicas, reavaliadas e reformuladas a cada dois anos. Para a empresa, o desenvolvimento de competências funcionais é um processo de aprendizagem coletiva, que garante o sucesso da implantação das constantes inovações tecnológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.