Pequenas e médias empresas italianas e brasileiras: pensata sobre elementos do cenário, e refletindo sobre novas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i1.2091Resumo
Este artigo é o resultado de minhas pesquisas teóricas e de campo realizadas durante meu segundo Programa de Visiting Professor na Universidade de Padova. Além da introdução, o artigo compõe-se de mais três partes. Na segunda, faz-se uma descrição das três PMES italianas visitadas durante o seminário internacional - V Foro PYMES - e de sua relação com as instituições de ensino. Na terceira, faz-se uma avaliação do desempenho das PMES italianas em comparação com as brasileiras com base nos dados levantados na nossa visita guiada e no exame da literatura pertinente. Por fim, na última parte examinam-se alguns fatores - o mercado, regime político, atuação da universidade e outros - como fundamentais a explicar a diferença de desempenho entre as PMEs italianas e brasileiras e de suas economias. E, como encerramento, faz-se um breve comparativo entre a capacidade dos dois países de superarem o impacto negativo do Covid-19 com base em recursos disponíveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.