Investigando a relação entre personalidade e consumo ético
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.1925Resumo
Objetivo do estudo: Analisar a relação entre traços de personalidade e consumo ético.
Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de um questionário composto por escalas de Consumo Ético, Big Five e Dark Triad. Os dados coletados foram analisados mediante à técnica de Modelagem de Equações Estruturais.
Originalidade/Relevância: Tendo em vista a necessidade de desenvolver estudos que procurem entender a relação do consumo com construtos psicossociais, como a personalidade, esta pesquisa ao analisar a relação entre traços de personalidade e consumo ético atua para preencher essa lacuna.
Principais resultados: Os resultados apontaram que as variáveis que antecedem o consumo ético explicam 38,6% da variância desse construto.
Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui para a ampliação do número de estudos em marketing acerca de ética e consumo, sob a ótica do consumidor, e para a redução da lacuna de estudos que relacionam ética e marketing, os quais tendem a tratar de assuntos tais como marketing social, marketing societal e consumo consciente, mas apresentam lacunas ao tratar da ética em si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte o Editor.