"Can it be a generic?": a study on the buying behavior of Brazilian medicine consumers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1891

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, medicamentos, medicamentos genéricos

Resumo

Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar os fatores que influenciam o consumidor na compra de medicamentos e entender a percepção dos consumidores acerca da eficácia dos genéricos.

 

Metodologia: o estudo é caracterizado por uma pesquisa quantitativa, na qual participaram 386 consumidores de medicamentos, cujos dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, análise de correlação bivariada e por meio de regressão linear múltipla.

 

Originalidade: o estudo avançou em um gap acerca da identificação de fatores comportamentais que podem potencializar a aceitação de medicamentos genéricos no Brasil.

 

Principais resultados: descobrimos que grande parte da amostra não reconhece que um medicamento genérico tem o mesmo efeito que um medicamento de referência.

 

Contribuições teóricas: identificamos os fatores que explicam a eficácia percebida acerca dos medicamentos genéricos.

 

Contribuições gerenciais: promover medidas educativas para a população e profissionais de saúde pode ser uma boa orientação, gerando benefícios ao possibilitar a transferência de recursos para investimentos em outras áreas da saúde.

Biografia do Autor

Marcelo Carvalho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduado em Tecnologia em Gestão Comercial pela FATEC IPIRANGA (2016). Desenvolvendo pesquisas em Marketing, com ênfase em Efeitos da Propaganda no Comportamento do Consumidor.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. (2020 a). Medicamentos genéricos. Recuperado em 23, março, 2020 de http://portal.anvisa.gov.br/medicamentos/conceitos-e-definicoes.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. (2020 b). Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Recuperado em 23, março, 2020 de http://portal.anvisa.gov.br/cmed

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Anuário estatístico do mercado farmacêutico 2018. (2019). Recuperado em 23, março, 2020 de http://portal.anvisa.gov.br/documents/374947/3413536/Anu%C3%A1rio+Estat%C3%ADstico+do+Mercado+Farmac%C3%AAutico+-+2018/c24aacbf-4d0c-46a7-bb86-b92c170c83e1

Antunes, A. M. D. S., & Magalhães, J. L. D. (2008). Oportunidades em medicamentos genéricos: a indústria farmacêutica brasileira. In Oportunidades em medicamentos genéricos: a indústria farmacêutica brasileira.

Association for Accessible Medicines – AAM. (2019). Access & Savings in the U.S. Report. Recuperado em 25, março, 2020 de

https://accessiblemeds.org/sites/default/files/2019-09/AAM-2019-Generic-Biosimilars-Access-and-Savings-US-Report-WEB.pdf.

Barros, J. Políticas farmacêuticas: a serviço dos interesses da saúde? (2004). Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO. Recuperado em 20, março, 2020 de http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2013/10/politicasfarmaceuticas.pdf

Blackwell, R.D, Engel, J.F, Miniard, P.W. (2005). Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Blatt, C. R., Trauthman, S. C., Schmidt, E. H., Marchesan, S., Silva, L. M. D., & Martins, J. L. (2012). Conhecimento popular e utilização dos medicamentos genéricos na população do município de Tubarão, SC. Ciência & Saúde Coletiva, 17(1), 79-87.

Canongia, C., Antunes, A., & Pereira, M. D. N. (2002). Gestão da informação e monitoramento tecnológico: o mercado dos futuros genéricos. Revista Parcerias Estratégicas, Brasília, (15), 93-110.

Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo – CREMESP. N.d. Manual dos medicamentos genéricos. Recuperado em 28, março, 2020 de https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Publicacoes&acao=detalhes_capitulos&cod_capitulo=67

Draper, N. R., & Smith, H. (1998). Applied regression analysis (Vol. 326). John Wiley & Sons.

Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. Z., & Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 35(3).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2019). Sala de imprensa. Recuperado em 23, março, 2020 de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao

Lira, C. A. B. D., Oliveira, J. N. S., Andrade, M. D. S., Vancini-Campanharo, C. R., & Vancini, R. L. (2014). Conhecimento, percepções e utilização de medicamentos genéricos: um estudo transversal. Einstein (São Paulo), 12(3), 267-273.

Mowen, J. C. (1988). Beyond consumer decision making. Journal of Consumer Marketing.

Novaretti, M. C. Z., Quitério, L. M., & Piscopo, M. R. Desafios na Gestão de Medicamentos Genéricos no Brasil: da produção ao Mercado Consumidor. XXXVIII Encontro da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 13-17.

Pinsonneault, A., & Kraemer, K. (1993). Survey research methodology in management information systems: an assessment. Journal of management information systems, 10(2), 75-105.

Siegel, S., & Castellan Jr, N. J. (1975). Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. Artmed Editora.

Souza, C., & Mesquita J. M. C. D. (2008). Comportamento de compra dos consumidores de medicamentos: uma avaliação no Município de Belo Horizonte. Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Froda, I. A., Carvalho, M., Lopes, E. L., & Pinochet, L. H. C. (2020). "Can it be a generic?": a study on the buying behavior of Brazilian medicine consumers. Revista Gestão & Tecnologia, 20(3), 106–127. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1891

Edição

Seção

ARTIGO