"Can it be a generic?": a study on the buying behavior of Brazilian medicine consumers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1891

Palabras clave:

comportamento do consumidor, medicamentos, medicamentos genéricos

Resumen

Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar os fatores que influenciam o consumidor na compra de medicamentos e entender a percepção dos consumidores acerca da eficácia dos genéricos.

 

Metodologia: o estudo é caracterizado por uma pesquisa quantitativa, na qual participaram 386 consumidores de medicamentos, cujos dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, análise de correlação bivariada e por meio de regressão linear múltipla.

 

Originalidade: o estudo avançou em um gap acerca da identificação de fatores comportamentais que podem potencializar a aceitação de medicamentos genéricos no Brasil.

 

Principais resultados: descobrimos que grande parte da amostra não reconhece que um medicamento genérico tem o mesmo efeito que um medicamento de referência.

 

Contribuições teóricas: identificamos os fatores que explicam a eficácia percebida acerca dos medicamentos genéricos.

 

Contribuições gerenciais: promover medidas educativas para a população e profissionais de saúde pode ser uma boa orientação, gerando benefícios ao possibilitar a transferência de recursos para investimentos em outras áreas da saúde.

Biografía del autor/a

Marcelo Carvalho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduado em Tecnologia em Gestão Comercial pela FATEC IPIRANGA (2016). Desenvolvendo pesquisas em Marketing, com ênfase em Efeitos da Propaganda no Comportamento do Consumidor.

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Publicado

2020-09-11

Cómo citar

Froda, I. A., Carvalho, M., Lopes, E. L., & Pinochet, L. H. C. (2020). "Can it be a generic?": a study on the buying behavior of Brazilian medicine consumers. Revista Gestão & Tecnologia, 20(3), 106–127. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1891