"Can it be a generic?": a study on the buying behavior of Brazilian medicine consumers
DOI:
https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1891Palabras clave:
comportamento do consumidor, medicamentos, medicamentos genéricosResumen
Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar os fatores que influenciam o consumidor na compra de medicamentos e entender a percepção dos consumidores acerca da eficácia dos genéricos.
Metodologia: o estudo é caracterizado por uma pesquisa quantitativa, na qual participaram 386 consumidores de medicamentos, cujos dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, análise de correlação bivariada e por meio de regressão linear múltipla.
Originalidade: o estudo avançou em um gap acerca da identificação de fatores comportamentais que podem potencializar a aceitação de medicamentos genéricos no Brasil.
Principais resultados: descobrimos que grande parte da amostra não reconhece que um medicamento genérico tem o mesmo efeito que um medicamento de referência.
Contribuições teóricas: identificamos os fatores que explicam a eficácia percebida acerca dos medicamentos genéricos.
Contribuições gerenciais: promover medidas educativas para a população e profissionais de saúde pode ser uma boa orientação, gerando benefícios ao possibilitar a transferência de recursos para investimentos em outras áreas da saúde.
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